Jornal ACOMARCA

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Boninal comemorou 49 anos de emancipação



Os moradores de Boninal, comemoraram em grande estilo, dois dias de festa, sábado e domingo, 23 e 24/4 o seu 49º aniversário de emancipação política. A festa, comandada pela Prefeitura Municipal, que teve como principais atrações a corrida de argolinha e as apresentações das bandas de pagode No Stylus e a sertaneja Weslley e Igor, alem de Banda Nova Estação, Wanderley o boy do violão, Wagner dos teclados e as pratas da casa: Toe dos teclados e os irmãos Zaninho e Rodrigo.
O primeiro dia de festa, dia real do aniversario municipal, teve um momento muito especial, quando no palco armado na praça central da cidade, que contou com a participação de uma multidão de pessoas, inclusive, vindas de municípios circunvizinhos, o chefe do executivo parabenizou o município pelo seu aniversario e a população pelas lutas e conquistas, anunciando os presentes que Boninal acabara de ganhar: uma Patrol, uma retro-escavadeira, uma ambulância e 3 ônibus que ampliaram a frota do município e que vai trazer grandes benefícios a população boninalense.
A cada ano que passa o município de Boninal fica mais velho e mais bonito, como o semblante de um jovem bonito da Chapada Diamantina, quem o conheceu ainda mais novo, sabe, já é um quase cinquentão, mas vê realmente está mais bonito.
Boninal nasceu de um ponto de pouso que primeiro foi chamado de Sumidouro, com o decorrer dos anos e com a chegada de famílias para ali residirem, formou-se muito rápido um aglomerado urbano que teve seu nome mudado para Guarani, tendo depois mudado para Boninal. Sem sombras de duvidas, a maior manifestação cultural do município é o São João e o aniversario da cidade, alem das festas festas do interior do município, como a de Nova Colina, Macamba, São Joaquim, entre outras, e também as religiosas: Nossa Senhora das Graças, e Senhor do Bonfim, esta última, sua data de comemoração sempre coincide com a mesma data de comemoração do dia do renascimento do município, uma vez que ele já havia sido anteriormente emancipado e depois novamente anexado ao município de Piatã para então em 23 de abril de 1962 ser definitivamente emancipado.
As comemorações do aniversario da cidade foram marcadas por uma alegria muito grande, alegria essa que foi constatada no semblante da face de cada boninalense que se encontrava no circuito festivo ao 49º aniversario do município.
As comemorações tiveram inicio no sábado, 23 e continuação na manhã de domingo 24, o que se estendeu durante todo o dia com encontro de cavaleiros, cavalgada, almoço, corrida de argolinha e as apresentações musicais que só parou na madrugada de 2ª feira, quando a última banda deu o último acorde deixando saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário