Jornal ACOMARCA

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Forró e tradição no festejo junino de Ibitiara



A tradição dos festejos juninos em todo o nordeste é muito forte, especialmente nas pequenas cidades do interior. Muita gente conserva o costume de acender fugueiras e organizar as tradicionais brincadeiras juninas, e em Ibitiara, na Chapada Diamantina, não é diferente, o povo com o total incentivo da Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Nilton Menezes, conserva as tradições de junho, como a batata assada na fogueira, cantigas de roda ao pé da fogueira, quadrilhas, os licores e quentões servidos nas casas das boas famílias. As pessoas ainda vão nas casas, o que só é possível em cidades como Ibtiara, que é uma grande família, onde todos e conhecem.

Em Ibitiara é possível reviver uma tradição há muito esquecida, já que a festa em muitos municípios vem assumindo um caráter mais comercial. A grande família ibitiarense e o Governo Municipal são os responsáveis pela conservação da cultura regional. É uma confraternização saudável que poucas cidades ainda mantêm viva esta tradição.

Na cidade de Ibitiara as comemorações juninas se iniciam com a festa junina da Rua do Fogo, realizada no dia 17 com a apresentação de quadrilha casamento matuto, entre outras brincadeiras juninas e o forro do cantor Zé de Chico. E teve continuidade no dia 22, também com apresentações juninas e musicalidade de Xodó da Bahia e Ronaldo e Rangel.

Para quem ta afim de fugir das festa comerciais, não existe melhor opção Ibitiara, pois é uma grande festa familiar. Que ao seu final deixa saudades e expectativa que no próximo ano seja ainda melhor, como tem sido a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário