quarta-feira, 30 de julho de 2025

PIATA: A situação do canil municipal é exposta após denúncias de abandono

 


Na manhã desta terça-feira (29/07), o ACOMARCA apurou as denuncias recebidas  e expostas nas redes sociais por populares e pela ex-primeira dama, Ludimila Alcantara , sobre as péssimas condições do canil municipal, localizado no Bairro do Tangará, em Piatã.

Lá encontramos um ambiente com alimento  e sendo limpo, observamos um ambiente sendo cuidado as pressas, mas visivelmente com uma situação  que ainda se mantém caótica, a postagem da ex-primeira dama e a chamada de uma emissora local dizendo que no dia seguinte cedo estaria lá para mostra a real situação que se encontra o canil, serviu de alerta para que o ambiente fosse maquiado. Além do ACOMARCA, duas outras equipes de reportagem ligadas á prefeitura estiveram no local.

No momento de nossa chegada, por volta das 9:30 da manhã, dois funcionários limpavam as baias e o vereador Amarildo visitava o local para apurar a veracidade dos fatos.


Questionamos a um dos funcionários sobre a real situação que vive o canil, ele disse que preferia não comentar. Questionado o vereador Amarildo Lima disse, "Vejam vocês mesmos como estão os cães e as condições precárias e insalubres de trabalho desses funcionários, com medo de falar, trabalhando sem os equipamentos necessários para proteção, dedicando a sua vida trabalhando para o município sem reconhecimento e sem proteção”.  

Atualmente, são cerca de 46 animais no canil, a poucos meses atrás, quando ainda era cuidado pela ex-primeira dama, esses animais chegava, eram cuidados  e posteriormente adotados, hoje entre os 46 apenas 5 animais tem condições regulares, os demais encontram se em situações precárias, rabujo, carrapatos, desnutrição entre outros. Nenhum em condição de ser adotado.

"Imaginem se porventura alguma pessoas, adota um desses cachorros? A família adota um cachorro desses, que está contaminado com alguma doença, vai transmitir não somente para o pai, para a mãe,  para as crianças, para os vizinhos e acaba contaminando todo mundo", elencou o  vereador.

No decorrer de nossa estadia chegaram ao local a coordenadora do canil, Gisele Mesquita e a veterinária Dra. Bianca. De acordo com Gisele ela está há frente do canil a aproximadamente dois meses, de forma voluntaria, dando suporte aos  funcionários  e animais. "As pessoas precisam entender que o canil não é uma creche pra cachorro, não é um petshop que a gente vai chegar e achar cachorros só gordinhos, bonitinhos e com lacinhos, não, lá são cachorros que chegam doentes, mal tratados e passam por tratamentos, disse a coordenadora.

Já a Dra. Bianca,  afirmou que realmente um dos cachorros que foi exposto na internet, chegou no canil bem debilitado, quando ela ainda não estava a frente, teve uma melhora, depois foi infetado por alguns carrapatos e pulgas, mas que acabou de passar por um protocolo para a doença do carrapato, que é um tratamento prolongado e que por conta das medicações está debilitado, mas em recuperação, e pede a colaboração da população. “ A gente pede o apoio da população, tem muitos cães soltos nas ruas, tem muitos animais novos, muito filhote, muita fêmea   e  a gente não consegue com essa quantidade de 30  baias supria a necessidade e a demanda que tá tendo de cães na rua. Salientou


 A ex-primeira dama Ludimilia Alcantara postou em suas redes sócias fotos de um cão  como estava em sua época e como esta agora e lamentou pela morte de alguns outros de sua estima, “Mia morreu, Batman morreu, Orelha também...   os  animais estão só pele e osso, o que é isso? Dói na alma todo trabalho feito em quatro anos e agora ver isso! Olhem pelos animais do Canil de Piatã. Eles não tem voz, somos a voz deles. Eles Pedem Socorro!” lamentou.

A visita do Vereador Amarildo ao canil ocorreu após relatos do  descaso e maus-tratos aos animais abrigados no local. Segundo ele a visita é para avaliar a situação e buscar soluções.

Assegurou que vai buscar fazer com que o canil municipal cumpra as normas sanitárias e de bem-estar animal, fiscalizando o local regularmente e denunciando maus-tratos.

Garantiu que vai debater  na casa legislativa sobre a necessidade do canil municipal como um local de acolhimento temporário para os animais abandonados, onde eles possam receber os cuidados necessários até serem adotados, e propor a promoção de campanhas de adoção e conscientizar a população sobre a importância da posse responsável dos animais.

    




Nenhum comentário:

Postar um comentário