terça-feira, 2 de setembro de 2025

BRASIL: Iniciou a pouco o julgamento de Bolsonaro com transmissão ao vivo

 


O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 7 acusados da tentativa de golpe, está começando agora, com o presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, abrindo a sessão.

Moraes começa a apresentar o relatório

Zanin explicou o rito - a ordem das falas - e passou a fala para Alexandre de Moraes, que fará a leitura de seu relatório.

"”O Brasil chega em 2025 com uma democracia forte, as instituições independentes, economia em crescimento e a sociedade civil atuante", diz Moraes antes de iniciar a leitura.

"O Estado Democrático de Direito não significa tranquilidade ou ausência de conflitos", diz ele. Este julgamento, diz o ministro, é mais um desdobramento do exercício da Constituição.

O advogado de Jair Bolsonaro, Celso Vilardi, já está na sede do STF para o julgamento.

A defesa do ex-presidente é liderada por Vilardi e pelos criminalistas Paulo Cunha Bueno e Daniel Tesser.

Jair Bolsonaro não acompanhará julgamento do STF nesta terça

Bolsonaro não acompanhará o julgamento da sede do Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (2/9). A informação é do seu advogado, Celso Vilardi, presente no local para o julgamento.

Acompanhe a cobertura ao vivo

A BBC News Brasil esta transmitindo em tempo real os principais destaques do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo criminal por suposta tentativa de golpe de Estado.

O ex-presidente e sete aliados — entre eles ex-ministros e militares de alta patente — serão julgados por crimes que incluem organização criminosa armada, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Eles fazem parte do chamado "núcleo crucial" da suposta organização criminosa que, segundo a acusação, teria tentado subverter o resultado das eleições de 2022, vencidas pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Todos negam as acusações.

Você também pode assistir ao julgamento no canal da BBC News Brasil no Youtube e nas nossas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário