Jornal ACOMARCA

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Mundo: Brasil vai ingressar em ação contra Israel por genocídio contra o povo palestino


O Brasil irá ingressar formalmente em ação movida pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça contra Israel por genocídio na Faixa de Gaza.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informa nesta última quarta-feira (23) que a decisão tem como base a Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio e “o dever dos Estados de cumprir com suas obrigações de Direito Internacional e Direito Internacional Humanitário frente à plausibilidade de que os direitos dos palestinos de proteção contra atos de genocídio estejam sendo irreversivelmente prejudicados, conforme conclusão da Corte Internacional de Justiça, em medidas cautelares anunciadas em 2024”.

A Convenção do Genocídio foi firmada pelos membros das Nações Unidas após a Segunda Guerra Mundial como forma de prevenir crimes contra a humanidade.

A África do Sul apresentou a ação na Corte, órgão judicial das Nações Unidas, em janeiro de 2024, em que acusa Israel de violar a convenção internacional, ter uma “conduta genocida” e promover “assassinato em massa de civis em Gaza”.

Na sustentação oral, representantes do país africano justificaram que há uma tentativa de “destruição da vida palestina”, com uso de arsenal destrutivo, ataques de áreas consideradas seguras e campos de refugiados, impedimento de assistência humanitária, destruição de casas e infraestruturas. As autoridades israelenses negam as acusações.

Para o governo brasileiro, na nota em que anunciou hoje os trâmites finais para adesão ao processo, a comunidade internacional não pode ficar inerte diante das violações que vêm ocorrendo em Gaza e na Cisjordânia.

“A comunidade internacional segue testemunhando, de forma rotineira, graves violações de Direitos Humanos e Humanitário: ataques à infraestrutura civil, inclusive a sítios religiosos, como à paróquia católica em Gaza, e às instalações das Nações Unidas, como à Organização Mundial da Saúde; violência indiscriminada e vandalismo por colonos extremistas na Cisjordânia, como o incêndio às ruínas da antiga Igreja de São Jorge e ao cemitério bizantino em Taybeh; massacres de civis, a maior parte dos quais mulheres e crianças, que se tornaram cotidianos durante a entrega de ajuda humanitária em Gaza; e a utilização despudorada da fome como arma de guerra”, afirma o comunicado.

Outras violações apontadas pelo Brasil são dominação à força de territórios e ampliação de assentamentos ilegais.

As forças israelenses mataram quase 60 mil palestinos em ataques aéreos, bombardeios e tiroteios desde que lançaram sua ofensiva contra Gaza em resposta aos ataques a Israel pelo grupo Hamas, que matou 1,2 mil pessoas e capturou 251 reféns em outubro de 2023. As informações são do site Agência Brasil.


BRASIL: Biometria passa a ser obrigatória para acesso a benefícios sociais

 


Com a obrigatoriedade do cadastro biométrico para acesso a benefícios sociais, o governo federal quer acelerar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Nesta quarta-feira (23), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou novas medidas sobre a governança de dados no país e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção dos benefícios sociais. 

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, explicou que essa cobrança será feita de forma responsável para garantir os direitos de quem precisa. “A implementação será gradual, começando com as novas concessões. Para quem já tem o benefício o prazo para se adequar será um pouco maior”, disse, explicando que há exceções para a obrigatoriedade como pessoas com mais de 80 anos e dificuldade de mobilidade.

 Para promover essa inclusão digital dos cidadãos, o governo assinou uma parceria com a Caixa Econômica Federal para que a coleta biométrica da CIN seja feita aproveitando a capilaridade do banco no atendimento a comunidades remotas e vulneráveis. Como grande pagador do Bolsa Família, por exemplo, a Caixa já tem a biometria de mais de 90% dos beneficiários do programa. Um projeto-piloto será implementado no Rio Grande do Norte para acelerar essa Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil com os estados.

 A obrigatoriedade da biometria para acesso a benefícios sociais está prevista na Lei 15.077/2024 e tem o objetivo de dar às políticas assistenciais mais segurança e conveniência para as pessoas, facilitando o acesso a diferentes políticas públicas. E a CNI, hoje, é o principal alicerce biométrico e biográfico do governo para a identificação dos cidadãos. 

Identidade nacional 

“É o habilitador do cidadão para o mundo digital”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, em entrevista à imprensa. Ele explicou, por exemplo, que a CNI já confere o selo ouro no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal. O acesso a funções do sistema é dividido por selos de confiabilidade – bronze, prata e ouro. 

Lançada em 2022, a CNI é emitida pelas secretarias de Segurança dos estados, prevê a coleta das digitais e da biometria facial dos cidadãos e utiliza o CPF como número único de identificação. Hoje, diferentes bases biométricas já contemplam dados de 150 milhões de pessoas, como do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da Polícia Federal. 

O uso da biometria para acesso a benefícios sociais será gradual, a partir da capacidade dos estados de emitirem a CNI e de um cronograma que ainda será definido em portaria do MGI. “Temos que avançar na digitalização mas não podemos excluir as pessoas”, disse Mascarenhas. “Enquanto não tivermos um cadastro amplo da carteira de identidade, essa orquestração de bases de dados vai garantir o acesso a direitos”, explicou o secretário.

 De acordo com a ministra Esther, será pactuado com estados um calendário para emissão da CIN com base em um incentivo financeiro do governo federal. Hoje, os estados têm capacidade de emitir 1,8 milhão de carteiras por mês e o governo quer aumentar esse volume com a destinação de mais recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para a emissão do documento. Até o momento, já foram emitidas cerca de 30 milhões de unidades da CNI.

 Ainda no evento de hoje, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o aplicativo de validação da CNI, por meio do QR Code do documento. 

Governança de dados

 Integração de dados, melhoria da governança, maior automação nos serviços públicos e combate às fraudes estão entre os objetivos da agenda de transformação digital do governo. A ministra Esther Dweck destacou que a Infraestrutura Nacional de Dados permite ao governo conhecer melhor a população brasileira, desenhar políticas públicas mais efetivas e personalizar serviços.

 “A base de dados já é uma realidade e, com o aumento da governança, a gente vai poder expandir isso para facilitar a vida e melhorar a vida da nossa população que é o nosso grande objetivo”, disse a ministra, durante o evento. 

Para isso, o governo também colocou em consulta pública, nesta quarta-feira, o novo decreto da política de governança e compartilhamento de dados no país. Os interessados podem enviar suas contribuições até 7 de agosto no portal do Brasil Participativo. 

A política tem foco no uso estratégico e soberano dos dados dos cidadãos e instâncias públicas. Ela cria uma estrutura de governança de dados no governo federal e institui os papéis do executivo e do curador de dados em cada órgão da administração pública, responsáveis pelo uso ético, intensivo e estratégico dos dados. O decreto trata, ainda, da interoperabilidade e do compartilhamento de dados entre os órgãos, autarquias e fundações federais.

 

Para o secretário Mascarenhas, é preciso tratar os dados como um ativo estratégico e não como uma mera questão operacional. “Onde estão esses dados? O quadro da geopolítica tem se agravado, temos um risco associado a essa questão de dados. Estão todos de olho nos dados e temos que ter a preocupação sobre como esse tratamento está acontecendo”, disse.

 O decreto prevê, por exemplo, que dados mais sensíveis, que envolvem sigilo bancário, fiscal e contábil, só poderão ser armazenados na nuvem de Governo, em território nacional. Essa nuvem é operada por duas empresas públicas, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). 

O texto do novo decreto também empodera o Comitê Central de Governança de Dados (CCGD), dando maior pluralidade e força pra sociedade civil, que integra esse órgão por meio de instituições representativas.

 Integração federativa

 A ministra Esther Dweck ressaltou, ainda, a importância da integração federativa. “Esse processo de transformação do Estado, ele não pode ser só do governo federal. Se ele não for integrado com os demais entes da federação, na verdade, a gente está deixando de melhorar a vida da população lá na ponta, onde elas moram”, afirmou. 

A agenda federal também abrange a Estratégia Nacional de Governo Digital e a expansão da Rede Gov.br, que leva a transformação digital para estados e municípios de todo o Brasil. Todos os estados e o Distrito Federal, além de 2004 municípios já aderiram à rede, que promove capacitação, compartilhamento de boas práticas e uso de soluções como a Assinatura Eletrônica Gov.br. 

No mesmo sentido, o presidente Lula também assinou o decreto que cria a Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS), que vai conectar diferentes sistemas e estabelecer a infraestrutura para compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, em todas as esferas federativas. Ela também terá o CPF como chave principal para acesso a serviços de saúde, junto com o número do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O MGI ainda apresentou hoje o aplicativo Meu Imóvel Rural, “um exemplo concreto do uso unificado de bases de dados para melhorar uma política pública”. Ele reúne em um único ambiente as principais informações e documentos dos imóveis rurais e, com isso, o proprietário rural não precisa mais acessar três sistemas diferentes para obter dados e identificar pendências ambientais, fundiárias e fiscais do seu imóvel. As informações são do site Agência Brasil.

Viação Novo Horizonte mantém operações na Bahia por decisão da Justiça

 


A Viação Novo Horizonte comunicou oficialmente que continuará operando normalmente em todo o estado da Bahia, após uma decisão liminar da Justiça suspender os efeitos de uma medida da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que determinava a interrupção das atividades da empresa. A determinação judicial diz respeito ao Chamamento Público nº 01/2025 e à Resolução nº 29/2025, publicados pela Agerba. Segundo a liminar, foi deferido parcialmente o pedido de tutela de urgência para suspender, de forma imediata, os efeitos das publicações até que o mérito da ação seja analisado pela Justiça. Em nota oficial, a empresa tranquilizou seus colaboradores, parceiros e usuários, afirmando que as operações seguem normalmente em todo o território baiano, garantindo a continuidade dos serviços prestados..

 

Bahia tem nove entre as vinte cidades mais violentas do país, aponta anuário


 A Bahia segue no topo de uma das estatísticas mais preocupantes do país. Pelo terceiro ano consecutivo, o estado domina o ranking das cidades mais violentas do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta semana. nove municípios baianos figuram entre os vinte com maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes em todo o território nacional. Entre os destaques negativos está o município de Jequié, que subiu da terceira para a segunda colocação no ranking geral. A cidade registrou, em 2024, uma taxa alarmante de 77,6 mortes violentas por 100 mil habitantes, totalizando 131 ocorrências — 44 delas atribuídas a intervenções policiais das polícias Civil e Militar. Além de Jequié, também aparecem na lista os municípios de Juazeiro (3º lugar), Camaçari (4º), Simões Filho (7º), Feira de Santana (10º), Porto Seguro 14º, Santo Antônio de Jesus 17º, Ilhéus 19º e Salvador 20º. Os dados foram compilados a partir das informações enviadas pelos próprios estados e referem-se ao ano de 2024. Apesar de os registros ocorrerem nos municípios, a responsabilidade pela segurança pública é do governo estadual, o que tem ampliado as críticas e cobranças por parte da sociedade e de especialistas da área

quinta-feira, 24 de julho de 2025

RIO DE CONTAS: Prefeito Célio tem aprovação de 69% de aprovação aponta pesquisa

 


O Prefeito do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, Célio Evangelista, com poucos meses de mandato já está colhendo resultados positivos, segundo aponta pesquisa de opinião pública realizada pelo Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco nos dias 15 e 16 de julho de 2025. 

O levantamento ouviu 334 moradores da sede e zona rural do município, com margem de erro de 5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A administração de Célio Evangelista recebeu avaliação positiva de 69% dos entrevistados, que classificaram a gestão como ótima ou boa. Outros 15% consideram o governo regular, enquanto 10% avaliam como ruim e 3% como péssimo. O restante não soube ou preferiu não responder. Esses números refletem a confiança da população e a percepção de que a cidade tem melhorado desde o início do mandato. 

Os entrevistados destacam como pontos positivos as obras já em andamento, a melhoria nos serviços públicos e a atuação mais presente e acessível da gestão municipal. A pesquisa aponta ainda que 54% dos moradores acreditam que o prefeito cumprirá todas as promessas de campanha, enquanto 21% acreditam que ele cumprirá parcialmente. Apenas 17% se mostram céticos em relação às promessas. Quando questionados sobre a correspondência entre as ações do governo e as expectativas da população, 62% afirmam que a administração está atendendo ao que esperavam, e 59% afirmam que a cidade melhorou desde o início do mandato. Outros 17% disseram que a situação está igual, e 14% que piorou. No campo político, a pesquisa aponta que 60% dos entrevistados votariam novamente no presidente Lula e no governador Jerônimo Rodrigues, ambos aliados políticos do prefeito Célio Evangelista. Apenas 31% declararam preferência por candidatos da oposição, reforçando o fortalecimento da base política atual em Rio de Contas. 

O levantamento mostra que, além da aprovação administrativa, a gestão do prefeito Célio Evangelista já influencia no cenário político local e estadual, indicando um ambiente favorável para a continuidade do projeto político que ele representa até o final do mandato em 2028.

“Coelba atrasa o desenvolvimento da Bahia” disse o presidente da UPB, Wilson Cardoso

 


“A Coelba está atrasando o desenvolvimento da Bahia.” A afirmação é do presidente da União dos prefeitos da Bahia- UPB, Wilson Cardoso, que em entrevista com o Jornalista Kleber Medrado do site Se Liga Chapada e anteriormente á radio Baiana, cobrou melhorias urgentes no fornecimento de energia para os municípios baianos.

De acordo com Cardoso, á Coelba, que já há 28 anos tem a concessão de atendimento para 415 municípios  na Bahia, os outros dois municípios são atendidos por Sergipe, consegue desagradar o pequeno, o médio e o grande consumidor. “ A Coelba tem a concessão desde 1997, vence em agosto de 2027, portanto tem dois anos para melhorar o atendimento, para ter a concessão renovada, fica aí o alerta” disse. Click abaixo em entrevista e assista.

                                           Entrevista (CLICK AQUI)


quarta-feira, 23 de julho de 2025

JUSSIAPE: Homem morre em troca de tiros com a polícia

Natural de São Paulo, suspeito de trafico de drogas tomba em confronto com a policia após fazer a namorada e a enteada de refém em Jussiape

 Um homem morreu na tarde desta terça-feira (22/07), no centro da cidade de Jussiape, na Chapada Diamantina, após confronto com policiais militares . Segundo a 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Seabra), a ocorrência foi registrada por volta das 16h, na Rua JJ Seabra. De acordo com a corporação, a guarnição foi acionada após denúncia sobre a presença de um indivíduo com características semelhantes ao autor de disparos registrados na noite anterior, na mesma localidade. Ao chegar ao endereço indicado, os policiais confirmaram a presença do suspeito, que tentou fugir pelos fundos da casa e invadiu uma residência vizinha. Com apoio de guarnições dos municípios de Abaíra e Piatã, e após autorização do proprietário do imóvel, os policiais entraram na casa. Segundo a PM, os agentes foram recebidos com disparos de arma de fogo e reagiram à agressão. O suspeito foi atingido, socorrido e levado à Casa de Saúde Ana Medrado de Luz, em Jussiape, mas não resistiu aos ferimentos. A médica plantonista confirmou o óbito.Durante a ação, a polícia apreendeu uma pistola PT 635 e um rifle tipo carabina. Todo o material foi encaminhado à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, responsável pela investigação