Carros abandonados começaram a ser retirados das ruas de Macaúbas. A operação segue o Decreto nº 038/2023, publicado em março do ano passado. Moradores já notaram os primeiros veículos com adesivos de notificação. Eles receberam aviso de multa e remoção caso não sejam retirados.
Agentes da Secretaria Municipal de Transportes percorrem os
bairros. A fiscalização atende denúncias e também age por vistoria direta. A
norma considera abandonado o carro que permanece parado no mesmo ponto por mais
de dez dias, sem manutenção ou com sinais de deterioração.
Nesses casos, o dono é notificado e tem cinco dias para
retirar o veículo. Se não cumprir o prazo, o automóvel vai para o pátio da
Prefeitura. Após a remoção, o proprietário deve pagar multa, impostos, despesas
de estadia e remoção. Sem a quitação, não há liberação do carro.
Se o veículo não for retirado em até 60 dias, a Prefeitura
publica edital. O dono ganha novo prazo de 30 dias. Depois, o carro pode ir a
leilão. O secretário de Transportes, José Oseas, afirmou que a medida é
urgente. Segundo ele, a cidade sofre com o aumento de carros largados nas vias.
“As ruas não são depósitos. Precisamos garantir segurança,
mobilidade e ordem urbana para todos os cidadãos”, declarou em entrevista à
rádio local. Moradores elogiaram a operação. Para eles, a retirada ajuda na
limpeza, reduz focos de dengue e melhora o trânsito em áreas movimentadas.
A população também pode denunciar carros abandonados. As
queixas devem ser feitas pelo telefone (77) 3473-1461 ou pelo site da
Prefeitura. A expectativa é que a ação reduza riscos de acidentes, libere
espaços públicos e valorize a estética da cidade, trazendo benefícios
coletivos.
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