O estudante Rafael Sousa Silva, de 14 anos, do Colégio Estadual de Tempo Integral João Vilas Boas, em Livramentode Nossa Senhora, foi premiado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) por sua participação no programa Caça Asteroides MCTI.
Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a International Astronomical Search Collaboration (IASC), o projeto tem como objetivo incentivar jovens talentos a identificar e catalogar corpos celestes próximos à Terra, despertando o interesse pela Astronomia e pelas Ciências Espaciais.
A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira (22), durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Rafael foi o único baiano a integrar a Equipe Marcelinho Ensina, idealizada pelo estudante Marcelo Gomes Viana Lopes, de apenas 9 anos.
O grupo, que também conta com jovens do Ceará e do Rio de Janeiro, identificou 11 asteroides preliminares. “Ser um cientista-cidadão é uma honra e uma oportunidade de auxiliar a Nasa na detecção de possíveis ameaças vindas do espaço”, afirmou Rafael.
Mais do que um reconhecimento individual, o prêmio reforça o potencial e a projeção dos estudantes da rede estadual da Bahia no cenário científico nacional.

Nenhum comentário:
Postar um comentário