Jornal ACOMARCA

domingo, 18 de dezembro de 2011

Piatã novamente se destaca como produtora dos melhores cafés do Brasil.



Um dos maiores produtores de café da Bahia, Piatã, localizada na região da Chapada Diamantina, se destaca pela produção de qualidade, com grãos apreciados nacionalmente e internacionalmente, e pela conquista de títulos como o segundo lugar no concurso Cup of Excellence, além de ocupar cinco posições dos 20 melhores lotes no concurso estadual

O proprietário da Fazenda Bonfim, no município de Piatã, na Chapada Diamantina ficou com a segunda colocação no concurso nacional de café de qualidade, Benyosef Rosa Soares. Ele revela que a região da Chapada Diamantina tem um clima que ajuda, mas, que o segredo mesmo, está em fazer boa colheita e secagem, para que o café chegue ao ponto de excelência. Ele explica que após o concurso, seu lote estará em leilão internacional na internet no dia 18 de janeiro, tornando ainda mais valorizado o café baiano de Piatã.

Já há mais de 10 anos, a Associação Brasileira de Cafés Especiais-BSCA, realiza o concurso de melhor café do Brasil, que acontece todos os anos e recebe amostras de produtores de todo o País com a finalidade de conhecer novas regiões com potenciais.

Os cafés vencedores são vendidos ao importador de café ou torrador através de um leilão internacional pela internet. O lance mais alto compra a totalidade do lote de café que foi submetido à competição.

João Lopes, presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia,afirma que não é a primeira vez que Piatã se destaca em dez edições do concurso de café. "Piatã vem sendo reconhecida pela sua produção de qualidade", nos últimos anos recebeu títulos como o melhor café do estado e melhor do Brasil.

Ele afirma ainda que esse ano três provadores e compradores da Inglaterra, Estados Unidos e Coréia participaram do concurso e adquiriram lotes vencedores. "Nossa intenção é continuar fazendo com que provadores e compradores internacionais reconheçam a excelência do café brasileiro", arrematou.

O lote da produtora Ana Cecília, da Fazenda Rainha, de São Sebastião da Grama, na região da Mogiana Paulista (SP), foi eleito com 91,41 pontos (escala de 0 a 100 da tabela Cup of Excellence) o melhor café especial do Brasil. A nota foi concedida pelo júri internacional, composto por importadores, torrefadores, baristas e donos de coffee-shops de todo o mundo. Os 25 vencedores do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011 foram divulgados na sexta-feira 18/11.

O segundo lugar ficou com Benyosef Rosa Soares, da Fazenda Bonfim (Piatã, BA) com 88,82 pontos e o terceiro lugar foi para o produtor Jabes Carvalho Junqueira, do Sitio Cafezal (Carmo de Minas, MG), com a nota 88,68. No dia 18 de janeiro, o Brasil será o centro das atenções dos principais compradores de cafés especiais de todo o mundo. Os 25 lotes vencedores serão negociados, através da internet, em um disputado leilão.

Além dos três vencedores, outros 22 produtores foram contemplados com suas amostras classificadas para disputar o leilão internacional do Cup of Excellence. Para Silvio Leite, diretor presidente da Agricoffee, os cafeicultores brasileiros melhoram, a cada ano, a qualidade da produção. “O produtor percebeu que os cafés que não estão plenamente maduros não conseguem atingir esse nível de excelência. E são vários os produtores que já compreenderam isso, pois muitos dos premiados neste concurso já se sagraram vencedores nas edições passadas do Cup of Excellence”, aponta.

A cerimônia de premiação foi realizada durante a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé 2011, em Jacarezinho (PR), a Associação Brasileira de Cafés Especiais-BSCA (sigla em inglês) divulgou os nomes dos 25 vencedores. O evento é organizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Agricoffee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário