Jornal ACOMARCA

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Piatã- São João, massa, vinho e quentão na terra do frio


Entre as tradicionais promoções juninas que movimentaram o município de Piatã neste mês dos Santos de junho, tendo inicio no dia 7 em Cabralia, depois Inúbia, escolas municipal e sede do município, a Prefeitura Municipal merece destaque, pois, este ano realizou suas melhores festas juninas, merecendo aplausos pela realização da Micabralia, Santo Antonio de Inúbia e o animado “São João de Piatã”.
Para entrar no clima e manter  a tradição das melhores festas de junho o tradicional “Arraiá da terra do frio”, este ano superou todos os anteriores. Só elogios, para a animada festa realizada nas noites de 20, 21, 22, 23 e 24 de junho, na sede do município de Piatã, com direito a imensas  fogueiras, comidas típicas e adesão da grande família piataense e visitantes.

Como já era esperado a cidade mais alta do nordeste brasileiro teve as noites mais frias do ano durantes os festejos a São João, quando os termometros chegaram a registrar 8º graus (foto), confirmando o slogan usado na cidade “Piatã, frio prá daná mais é gostoso”.
O São João de Piatã contou com shows de grandes forrozeiros, Edgar Mão Brança, Targinio Gondim, Dedim Goveia, Cicinho de Assis, do sanfoneiro Dio do Acordeom entre outros, teve como atração principal dos festejos, a banda forró Universitário Fala Mansa.
A primeira noite, sábado dia 20/6 abriu com chave de ouro a festa comandada Pela Prefeitura Municipal de Piatã, com um Forró Estilizado e muita gente.
A segunda noite muita chuva e a chegada do frio, ponto forte do potencial turístico da cidade, que pode ser brindado com as deliciosas massas preparadas especialmente pelas mãos da Irmãs Alba e Cassia, acompanhada por um bom vinho.
A terceira noite foi a que o povo mais arrastou o pé, muito xote e baião no repertório das bandas.
Na quarta e última noite o circuito junino com mais de 5.000 metros quadrados ficou pequeno para suportar tantos foliões, dificilmente a gente conseguia se locomover no circuito festivo.
O Governo Municipal não usou da palavra na abertura do São João, mas durante sua realização foi bastante cumprimentado e elogiado pela grandiosidade do evento, que ainda reserva as atrações para as noites seguidas.
A programação contemplou grandes atrações musicais e culturais foi elaborada pelas Secretarias de Turismo e Educação e Cultura, que não deixou escapar nenhum detalhe para que a festa fosse realmente inesquecível. Nitidamente se percebeu que a Prefeitura não poupou esforços para fazer do São João de Piatã uma grande festa. Sem dúvida, o arraial é um dos melhores das pequenas cidades do interior do nordeste do Brasil. Parabéns. Valeu..

Nenhum comentário:

Postar um comentário