Nas últimas 24 horas, Salvador registrou um índice pluviométrico de 64,44 mm. O índice é justamente da região de Rio Sena, que foi onde mais choveu em toda a cidade, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no período das 8h de sábado (9) às 8h deste domingo (10).
Só neste intervalo, choveu quase metade do que costuma chover no mês de dezembro em Salvador. Para dar uma ideia, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o índice histórico de chuva no mês de dezembro é de 142,8 mm.
Em Rio Sena, o horário mais chuvoso foi por volta das 22h – apenas neste período, o acumulado de chuva chegou a 39,04 mm, de acordo com o Cemaden. Além disso, os outros bairros que registraram o maior índice pluviométrico foram Pirajá (57,21 mm), Centro Administrativo da Bahia (CAB, com 56,99 mm), Periperi (55,44 mm) e Tancredo Neves (54 mm).
De acordo com a assessoria da Embasa, o vazamento da adutora já foi contido, enquanto a manutenção da tubulação deve ser concluída até 13h. Até lá, o abastecimento de água, que foi interrompido na Avenida Paulo VI, deve ser reestabelecido.
“Devemos ter chuva até amanhã (segunda-feira), mas algo dentro do regular, dentro do normal. Aquela pancada concentrada não está descartada, mas não devemos ter. Em todo caso, estamos de plantão recebendo as demandas”, disse Macêdo.
Ciclone
A chuva deste fim de semana veio acompanhada da passagem de um ciclone no estado. A Marinha do Brasil emitiu um alerta informando que um ciclone subtropical passaria sobre o mar do estado do Espírito Santo, o que provocou ventos fortes e ondas de 3 a 5 metros de altura também no Sul da Bahia.
De acordo com a Marinha, os efeitos do ciclone começaram a ser sentidos desde as 10h de sábado e devem continuar até a segunda-feira (11). O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu um aviso de mau tempo para alertar os navegantes. ACOMARCA com informações do iBahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário