Jornal ACOMARCA

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Piatã-Desfile cívico em comunidade quilombola apresenta a diversidade cultural da “história dos povoados”



A Praça central da comunidade de Palmeiras, povoado quilombola pertencente ao distrito de Inúbia, no município de Piatã, se encheu de cores e mostrou grande diversidade cultural do povoado e redondezas no último domingo 9 de setembro de 2018. As Comunidades Quilombolas de Palmeiras e Barreiro juntamente com a Secretaria Municipal de Educação organizaram o desfile cívico das comunidades  sob o tema “História dos povoados”: um resgate de cultura, sabedoria e valores.

As 3 escola: Palmeiras, Ribeirão e Barreiro, pertencentes ao Centro Educacional de Palmeiras, sendo os outros dois anexos, juntamente com a comunidade e a Secretaria Municipal de Educação se envolveram na organização do evento. O desfile reuniu aproximadamente 1000 pessoas entre alunos, funcionários, membros das comunidades que sediam as escolas e os que assistiram. Não foi um desfile de marchar como soldados, pois fora a bateria que marcou o passo no ritmo de tambores, o desfile foi um espaço para apresentar a diversidade cultural das comunidades. Por isso foi mostrado, engenhos, os primeiros moradores, os meios de transportes e informações, as religiões, as danças tradicionais, entre outros.
 
Cada pelotão levantou sua bandeira e mostrou o que considerava representativo da sua cultura. As faixas trouxeram os dizeres da evolução, em uma delas a frase de um nativo que acompanha a evolução dos tempos, se referindo a chegada da energia, “a energia veio pra clarear os nossos olhos e a nossa mente”, pois segundo ele “os meios de comunicação e informações, não seria possível se a energia”, disse o Sr. Neném Coimbra. Para ele, um dos membro mais velhos da comunidade quilombola de Palmeiras, “esse não é um desfile apenas, é a oportunidade de mostrar nossa história. A gente consegue, por meio do desfile, mostrar a nossa cultura”, arrematou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário