Jornal ACOMARCA

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

ABAÍRA- Esta chegando o dia! XVII Festival da Cachaça, confira!


A Prefeitura Municipal de Abaíra, com o apoio do Governo Federal, confirma a realização do XVII Festival da Cachaça, que neste ano vai acontecer nos dias 19, 20, 21 e  e 22 deste mês de setembro de 2019. O evento já faz parte do calendário festivo do estado da Bahia e tem como principal proposta divulgar o município, a produção de sua cachaça e proporcionar o aperfeiçoamento técnico aos produtores. Para isso serão realizados workshops, oficinas, palestras, cursos, além de exposições dos derivados da cana-de-açúcar,  em uma espécie de feira multicultural, em área reservada com stands contendo amostras de vários produtos da região e de outras cidades da Bahia e do Brasil.
O XVII Festival da Cachaça vai acontecer em praça pública, com entrada gratuita e  apresentações das bandas: Parangolé, da banda clássica do fim dos anos 60, “Os Pholhas”, a dupla Rafa e Pipo Marques, Larissa Mello, Vitor Fernandes, Edson Lima e Gatinha Manhosa, Lambasaia, Gabriel Gava, Renan Moreira e diversas outras atrações locais, vão estar entre outras grandes atrações que estarão fazendo a alegria do público neste evento tão esperado pelo povo chapadeiro.
O município de Abaíra fica localizado na Chapada Diamantina a 600 km da capital baiana. O evento acontece a cada dois anos e é considerando uma das maiores festas do interior do estado. São 140 anos de produção de cana-de-açúcar e 34 anos de apresentação da produção de cachaça e outros derivados da cana no município.
Abaíra te espera de braços abertos! Venha fazer dessa festa com a gente! 
A cana-de-açúcar é produzida em Abaíra desde os idos de 1879, trazida pelo fundador da cidade, José Joaquim de Azevedo, popularmente  conhecido como “Zé da Venda”. Foi ele, o primeiro fabricante de cachaça da região. Era dono de uma venda no local onde era ponto de passagem de tropas, e no entorno de seu pequeno comercio criou-se um pequeno povoado, que primeiro chamou-se de  Capoeira de Cana, depois Taboca e hoje Abaíra, onde é realizado o famoso “festival da Cachaça”, uma das festas  mais aguardadas  da Chapada Diamantina. 
Abaíra se destaca pela sua cultura e tradição na produção da melhor cachaça do país. A COOPAMA- Cooperativa dos Produtores de Aguardente da Micro Região de Abaíra, possui mais de 200 associados com capacidade de produzir mais de 1.000.000 (um milhão) litros de cachaça de qualidade por ano. Fazem parte também, do processo de produção, produtores dos municípios vizinhos de: Piatã, Mucugê e Jussiape, que em uma só voz convidam, “Venha conhecer nossa cachaça! e curtir nosso festival! Boa Festa”!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário