Jornal ACOMARCA

sábado, 20 de junho de 2020

Comemorações dos festejos juninos na Chapada Diamantina em tempos de coronávirus


Junho chegou, só que, desta vez, sem fogueira, quadrilhas nas ruas e comidas típicas. Com o avanço da covid-19 no país, muitos nordestinos vão levar as tradicionais comemorações juninas, as quermesses, o forró, a canjica, como antigamente, para dentro de casa, ou se programam para eventos on-line.
Com a pandemia, todos terão que se adaptar para não deixar o período passar em branco. O melhor no momento é optar por cada um montar o próprio arraiá.  Apesar do clima ser diferente dos tradicionais as lembranças fazem ter a certeza de que tudo passará.


O que precisavam se adaptar para os festejos são as escolas. Algumas, conhecidas tradicionalmente por promover boas festas, farão lives em comemorações, promovendo a primeira festa on-line para os alunos, com direito a decoração. 
Para o empresário piataense, do ramo de café, Candido Wladimir, que nasceu e cresceu em Piatã e nunca perdeu uma festa junina. Apaixonado pela energia do São João, ele conta que a comemoração remete aos tempos de infância. “Dá um aperto no coração não sentir isso de pertinho, pois, para mim, festa junina significa família e amigos”, desabafa.
Para o vereador  Beto Bahia, que já foi empresário musical, “Este mês é muito especial para todos os nordestinos. Aqui em casa por exemplo, estamos aproveitando que não estamos saindo, e desde o inicio do mês de junho, toda semana fazemos canjica, cozinhamos milho e fazemos caldos. Até fogueira já acendemos, no aniversario de meu filho, Kalyu, que concidentemente acontece nas proximidades do Santo Antônio”, conta.
Para o Prefeito da cidade de Boninal, foi um choque para os amantes das festas juninas saber que não seria possível a realização do tradicional São João que todos os anos são comemorados na cidade, “de início, acreditamos que até o começo de junho, a pandemia estivesse normalizada.  “Com a proibição de eventos e aglomerações, precisamos voltar ao passado e comemorar como antigamente, com a família e alguns amigos e ter a esperança que tudo vai voltar ao normal”, disse Aurélio.
Para o prefeito de Abaíra é lamentável o, momento que vivemos, afirma que é importante a realização dos festejos juninos, pois, para muitos, não é apenas diversão, mas uma forma de levar cultura e propósito para outras pessoas. “É uma válvula de escape. Uma terapia para problemas que atinge as pessoas. É uma descontração que a gente acabam se apaixonando com tanta força que conseguem trazer alegria pra dentro de si e para o próximo”, analisa “Diga” como é carinhosamente tratado o prefeito abairense.
Para o prefeito de Piatã, Edwilsom, o Ed, como é tratado por todos, a pandemia inviabilizou não apenas as apresentações, como interrompeu toda a alegria do povo de comemorar os tradicionais festejos juninos. “Quando a pandemia estourou, nós estávamos no meio das contratações para a realização de uma grandes festa”, disse ele. 


Para o Forrozeiro Dio do Acordeon, o sentimento de esperança é compartilhado por todos, que acreditam que a que a temporada do ano que vem chegue com muito mais força. “A paixão virá muito latente. O povo tem amor pelo São João e não viver uma temporada vai fazer com que o movimento volte como muito mais força. Vivemos em um mundo que as pessoas estão trancadas em casa com medo, e talvez esse seja nosso papel como artista: levar alegria para esse povo pós-pandemia”, conclui.
Programe-se
Diversos músicos e eventos farão lives juninas durante o mês. O ACOMARCA destaca alguns para não deixar o São João passar em branco.
Neste dia 20 de junho- Arraiá do Wesley Safadão.  Além do cantor, Luan Santana, Raí Saia Rodada e Dorgival Dantas vão marcar presença no arraiá virtual.
Arraiá do Belo —também neste dia 20 de junho, sábado, às 15h. A live do cantor promete grandes surpresas. “Já podem ir preparando milho, amendoim e canjica”, escreveu nas redes sociais.
Simone & Simaria, 27 de junho, sábado, às 16h30. vão comandar a quermesse on-line promovida pela Yoki. Yokermesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário