Jornal ACOMARCA

domingo, 17 de abril de 2022

Piatã - Comunidade católica celebra ´Semana Santa´ com fé e devoção

 


Diferente dos dois anos anteriores, finalmente este ano as celebrações ocorreram de forma presencial. Finalmente as paróquias puderam contar com a participação dos fieis na programação elaborada para a ocasião.

A Paroquia Bom Jesus de Piatã, comemorou com devoção a Semana Santa, quando realizou com sucesso as celebrações de Domingo de Ramos a Domingo de Pascoa.



O último dia 10 de abril, domingo de Ramos, marcou o início da Semana Santa, uma tradição da Igreja Católica que celebra a morte a ressurreição de Jesus Cristo. Sexta-feira (15/4), feriado nacional, marca o dia da 'Paixão de Cristo'

A Semana Santa é a última da Quaresma - período iniciado na quarta-feira de Cinzas, último dia do Carnaval, em que católicos se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa.

Segundo a Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), a tradição de celebrar a Semana Santa já ocorria na Alexandria, no século III. Em cada dia, ocorridos da vida de Jesus Cristo - da morte à ressurreição - são celebrados.

A Semana Santa é considerada uma das mais importantes datas do calendário de celebrações da Igreja Católica, é uma das celebrações mais esperadas pelos católicos, que ao longo dos sete dias celebram o mistério da Paixão, morte e ressurreição de Cristo. Em Piatã na Chapada Diamantina (Fotos), a semana começou no domingo (10/4) quando foi celebrado o Domingo de Ramos.

Na quinta-feira (14), foi celebrada a Missa da Ceia do Senhor.

Já na Sexta-feira Santa (15/4) é relembrada a crucificação de Jesus. Por conta disso, esse é único dia do ano em que não se celebra missa nas igrejas católicas. No Sábado Santo (16/4), é celebrado a vigília pascal, considerada a principal celebração do ano litúrgico, pois é relembrada a ressurreição de Jesus.

A Semana Santa encerrou com o Domingo de Páscoa, quando é comemorada a ressureição de Cristo. Ao longo desses dias, as igrejas católicas realizou missas, adorações e celebrações.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário