Diferente dos dois últimos anos, quando as celebrações estavam acontecendo apenas de forma virtual devido à pandemia, neste ano, finalmente as paróquias poderão contar com a participação dos fieis na programação elaborada para a ocasião.
A Paroquia Bom Jesus de Piatã, comemorou com devoção a entrada da Semana Santa, quando realizou com sucesso a celebração do domingo de Ramos (fotos).
Celebrando o Domingo de Ramos, a Igreja Católica iniciou no domingo, dia 10 de abril, a Semana Santa, que lembra os últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo, e da sua ressurreição.
A Semana Santa é considerada uma das mais importantes datas do calendário de celebrações da Igreja Católica. O Domingo de Ramos lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
O Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las devido ao clima, ramos de diversas árvores podem são utilizados.
Entrada triunfal
Nos relatos evangélicos, a entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua ressurreição. De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores.
O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um “príncipe da paz”.
Para recordar essa passagem bíblica, as paróquias tradicionalmente costumam realizar a procissão de ramos, antes da missa. Após a celebração, os ramos são levados pelos fiéis para casa ou guardados pela própria Igreja, para serem queimados na quarta-feira de cinzas, no ano seguinte.


Nenhum comentário:
Postar um comentário