Jornal ACOMARCA

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Produtor de Piatã na Chapada Diamantina é tetracampeão do Cup of Excellence Brazil 2022


 O Café de Piatã mais uma vez se destacou e conquistou o tetra campeão da Cup of Excellence Brazil 2022 na categoria The Coffee National, pela sua qualidade, nesse que é o principal concurso de qualidade de café do mundo!

Dos 10 melhores,  Piatã teve 6 premiados, a Fazenda Rigno ficou em 1º lugar e a Fazenda Gerais ficou em 2º lugar, sendo considerados os dois melhores do País.

 A cerimônia foi marcada por grandes emoções com produtores de diversas origens recebendo os prêmios de Café Presidencial, acima de 90 pontos.

A Região do Cerrado Mineiro, que há anos já vinha preparando essa celebração, comemora 50 anos de história. A anfitrião Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado preparou uma programação completa com visitas à região em fazendas, armazéns e no Centro de Excelência do Café (CEC).

O Cup of Excellence é o principal concurso de qualidade para café do mundo e promove em 2022 a sua 23ª edição do concurso, que tem a realização da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o apoio da “Alliance for Coffee Excellence” (ACE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e, este ano de 2022, tem como anfitriã a Expocaccer.

RESULTADOS

A cerimônia aconteceu no Espaço Verde, na cidade de Patrocínio, em Minas Gerais, e contou com mais de 500 convidados, na sua grande maioria produtores de café de todo o Brasil. Na final estavam presentes nove regiões produtoras: Chapada Diamantina, Região Vulcânica, Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Mantiqueira de Minas, Montanhas do Espírito Santo, Campo das Vertentes, Alta Mogiana e Matas de Minas.

A Chapada Diamantina conquistou onze premiações com produtores da cidade de Piatã (BA) e o grande destaque ficou para o 1º lugar com Antonio Rigno de Oliveira Filho que chegou aos 91,41 pontos com seu café da Fazenda Tijuco. A família já tem quatro títulos de melhor café no Cup of Excellence, um feito impressionante, 2009, 2014, 2015 e agora 2022.

Em segundo lugar também ficou a região da Chapada Diamantina, com Maridalton Silva Santana, do Sítio Bonilha, e em terceiro lugar, o prêmio ficou para a família Vinhal, com Afonso Maria Vinhal, da região do Cerrado Mineiro, da Fazenda Recanto em Serra do Salitre (MG).

Família Vinhal, eu e Lorena Caldeira, da Cafébras.

Mais dois cafés conquistaram o título de Café Presidencial, acima de 90 pontos, com Homero Teixeira de Macedo Junior, da Fazenda Recreio, na Região Vulcânica, cidade de São Sebastião da Grama (SP) e Pedro Brás, de Vargem Bonita (MG), no Sul de Minas, da Casa Brás.

O ranking por regiões ficou em Chapada Diamantina (11), Cerrado Mineiro (7), Mantiqueira de Minas (5), Sul de Minas (3), Matas de Minas (2), Alta Mogiana (2) Região Vulcânica (1), Montanhas do Espírito Santo (1), Campo das Vertentes (1). ACOMARCA com informações e texto base de Mariana Proença

Nenhum comentário:

Postar um comentário