Jornal ACOMARCA

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Boninal comemorou 61 anos com grandes atrações e a realização da 19º Corrida de Argolinha

 


A cidade de Boninal na Chapada Diamantina, como já era de costume antes da pandemia, comemorou com o apoio  do Governo do Estado o aniversário do município, data em que também  retornou  a realização da  tradicional Corrida de Argolinha, este ano em sua 19º edição. O evento musical aconteceu no sábado e domingo domingo (22 e 23/04), sendo o último dia a data do aniversário de 61  anos de emancipação política e a Festa de Argolinha.

O dia foi animado, logo pela manhã às 8h, houve a concentração dos Cavaleiros, às 10h Cavalgada e logo após o almoço e inicio das inscrições, começando assim às 13h a corrida de argolinha.

As duas noites foram de festa: Eric Land, Cavaleiros do Forró, Anna Catarina, Chris Pimenta, Átila Brito, Amanda Tunes, Rodrigo Lina e Daniel Vaqueiro, foram as atrações musicais que animaram a festa.


A cada ano que passa a cidade de Boninal fica mais velha e ainda mais bonita, como o semblante de uma jovem bonita da Chapada Diamantina, quem a conheceu ainda mais nova, sabe, já passa do sessentão, mas se vê realmente mais bonita! Como toda cidade bem administrada.

As comemorações do aniversário da cidade foram marcadas por uma alegria muito grande, alegria essa constatada no semblante da face de cada boninalense.

Boninal está localizada em uma das regiões mais bonitas do Brasil, a Chapada Diamantina, seu nome se deu em função de uma flor chamada Bonina, que sempre teve em abundancia no local.

Como os demais lugares da Chapada, Boninal também tem lugares bonitos e aprazíveis, como a Cachoeira do Índio, uma grande opção turística de beleza de cênica, onde também se pode apreciar as pinturas rupestres do local.

Boninal nasceu de um ponto de pouso que primeiro foi chamado de Sumidouro, com o decorrer dos anos e com a chegada de famílias para ali residirem, formou-se muito rápido um aglomerado urbano que teve seu nome mudado para Guarani, tendo depois mudado para Boninal.

O topônimo de Sumidouro permaneceu até 05 de junho de 1915, quando por força da Lei Estadual número 1078 o arraial foi elevado a categoria de Vila, recebendo o nome de Guarani, tendo sido governada por José de Souza Guedes. Vários intendentes que tinham mandato de dois anos a governaram, entre estes estão: Cândido Marques, Manoel Gonçalves de Araújo e Otacílio Paiva.

Na decadência da "Febre do Ouro e do Diamante" o município de Guarani teve sua extinção através do Decreto Estadual 1947 de 08 de julho de 1931 que também determina que ele seja anexado a Bom Jesus dos Limões (Hoje Piata). O arraial Guarani, muda mais uma vez de nome, em 1944, passa a ser Boninal, devido ao fato de na região haver em abundância uma flor denominada Bonina.

Em 1961 foram tomadas as iniciativas para reestruturação do município de Boninal, que acabou por acontecer em 23 de abril de 1962 pela Lei Estadual número 1688, tendo a instalação ocorrido em 07 de abril de 1963, quando tomou posse o primeiro prefeito, Elísio Paiva, que governou ate 1967, de lá pra cá foram prefeitos: Edivaldo Marques Neves, Jose de Souza Pinto, Elisio Paiva, depois novamente Jose de Souza Pinto, Armênio Paiva, Eutrópio Pereira Rocha, Wilson Cunha,  dois mandatos seguidos de Ezequiel Paiva, Aurélio Fagundes de Souza, Raimundo Eudes Paiva,  Vitor Oliveira Paiva, novamente Aurélio Fagundes de Souza e atualmente a primeira mulher prefeita de Boninal, Celeste Augusta Paiva, no terceiro ano de seu primeiro mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário