Jornal ACOMARCA

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

PIATÃ- Surto de dengue em Inúbia é negligência do Poder Público, diz vereador

Os casos de dengue no distrito de Inúbia, município de Piatã, na Chapada Diamantina, já somam números alarmantes, embora não é o que esta sendo mostrado no boletim epidemiológico da secretaria municipal de saúde, que apresenta números totalmente desatualizados, conforme reclama a população. Nossa reportagem conversou com diversos moradores que reclamam do descaso do poder publico. “Só na minha família, tive eu, meu esposo, minha mãe, pai, irmã e duas sobrinhas” disse a moradora Rita de Cassia. “Na minha casa estou eu, minha filha de 16 anos que se encontra internada com hemorragia e meu sogro, meus vizinhos é difícil quem não teve ou não está” disse uma moradora da Rua Walter Azevedo do Santos. “Quase morri e ainda estou bastante baqueada” disse outra moradora. Segundo o vereador Beto Bahia, responsável por este periódico, e que também esta dengoso como dizem no dito popular, é um absurdo quase toda a população infectada e a secretaria divulga um boletim falando de 18 casos. “Solicitei em sessão plenária, há quase 8 dias, ação da secretaria através de seus agentes e o carro da fumacinha pra combater o mosquito e até agora nenhuma providencia foi tomada” afirmou o parlamentar. Estes e dezenas de outros relatos revelam um cenário de surto da doença em Inúbia, que pode piorar com a chegada das chuvas e a falta de cuidados da população e do poder publico. O município possui uma lei denominada de “Cidade Limpa” que autoriza a notificação e a aplicação de multa no destrato do lixo e no abandono de terrenos baldios no perímetro urbano, mas a própria prefeitura não cumpre com o que determina a lei. Muito lixo espalhados nas ruas, quintais sujos, caixas d’água sem tampas e a negligencia do poder público, são fatores que aumentam os casos no município. A utilização de calças compridas e repelentes por alguns moradores é o que tem ajudado até momento. É preciso que o poder público faça sua parte: bloqueios, nebulização, recolhimento de lixo, campanhas e orientações etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário