Jornal ACOMARCA
segunda-feira, 28 de outubro de 2024
ABAÍRA: Município terá um governo democrático a partir de janeiro
A partir do mês de Janeiro, o município de Abaíra, na Chapada Diamantina, deve contar com uma importante conquista de mecanismo de participação popular, o governo Weligton Barbosa. Em recentes entrevistas a imprensa regional, Dr. Weligton Barbosa, candidato eleito no ultimo pleito eleitoral para dirigir o município abairense pelos próximos 4 anos, foi firme em seu proposito de um governo justo e democrático, a começar pela transição e depois a realização de um mandato de inclusão e participação popular, para todos, ouvindo as pessoas e atendendo seu desejo da gestão avançar a partir da escuta de quem conhece cada ponto do município, o cidadão.
Após uma eleição acirrada que dividiu o eleitorado da sociedade abairense, o prefeito eleito em Abaira, agora trabalha para uma transição democrática e transparente, o que é considerado fundamental para que o município tenha propostas e projetos possíveis de serem realizados, principalmente, os que foram debatidos durante a campanha eleitoral.
Em entrevista a Radio Cidade de Piatã, Dr. Welington, foi firme em suas palavras. “Agora que já sou reconhecido eleito pelo TSE, vamos partir para a transição, e em janeiro para governar, esse momento é de ânsia do povo, hora de comemorar, mas eu nos bastidores já estou trabalhando a transição, justa e democrática, e a partir de janeiro vamos governar para todos, na minha concepção, os palanques foram desmontados, a eleição acabou, agora é cabeça lugar e governar para todos, não só para os 2.985 que votaram em mim, mas por toda Abaíra”, disse Dr. Welington.
A principal virtude que deve ter um governante que quer mudar a realidade do seu município é saber ouvir. “Vamos governar para todos, ouvir as pessoas e saber quais são as principais e reais necessidades", assegurou.
“Chega de coronelismo, o governo que Dr. Welington vai realizar uma gestão livre e democrática”, enfatizou esperançoso um abaírense que preferiu não ser identificado.
Em regimes democráticos, a Transição de Governo é um procedimento adotado entre a gestão que termina e o novo governo que tomará posse, para que ele esteja ciente do que receberá do governo anterior.
A ideia é compartilhar as informações recebidas, projetar as novas ações e preparar os primeiros atos normativos para o novo chefe do Executivo que vai assumir o comando da prefeitura. É possível que essas pessoas escolhidas pelo leito para fazer parte da equipe de transição, possam fazer parte do futuro governo. “É preciso depois do processo eleitoral, montar a equipe de transição e como disse o governador Jerônimo, uma frase que marca o governo dele, e preciso reconhecer quem arrastou a barriga no chão com a gente, então aqueles que me ajudaram e que comeram sal comigo, vou ser grato a eles com a mesma gratidão que eles tiveram comigo, mas é claro, ninguém em Abaíra será desamparado pela mão do prefeito, não haverá perseguição, vou estar com todos sem preguntar a ninguém em quem votou, meu governo será como foi prometido em palanque” afirmou Dr. Welington.
É esperado que a transição ocorra na mais absoluta transparência, mas na maioria das vezes, na prática, quando sai um governo e entra um opositor, pode haver dificuldades na transição, como por exemplo: arquivos que possam desaparecer, funcionários designados para dar informações podem se licenciar sem motivos, computadores perdem seus arquivos, dentre outras práticas conhecidas para boicotar a transparência no período transição. “Aproveito para convidar todos os vereadores a participar do processo de transição, convido também o atual chefe do executivo, excelentíssimo prefeito Edval luz Silva, para que possamos desmontar os palanques, temos a responsabilidade agora de cuidar do povo de Abaíra, por isso convido-o para fazermos um processo transacional digno de nosso povo, que não traga danos a ninguém e que coloque Abaíra num caminho pra frente, que seja uma transição lega, democrática e bela, como Abaíra merece”, finalizou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário