Um dos assunto mais debatido na Câmara de Boninal, na sessão
desta ultima terça- feira, 16 de junho, foi á ação do deputado Leandro de
Jesus, que esteve na cidade chapadeira no ultimo sábado (13), quando invadiu a
unidade hospital fechada,
que aguarda os
últimos detalhes para sua inauguração, e gravou um vídeo com muitas
desinformações, conforme foi expostos pelos edis e por uma nota de
esclarecimento publicada pela Secretaria de Saúde do município. Veja abaixo na
integra a nota
NOTA DE
ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde de Boninal vem a público
esclarecer informações falsas divulgadas pelo Deputado Estadual Leandro de
Jesus (PL) durante transmissão realizada nas dependências da estrutura
reformada do Hospital Municipal Marcus Allan, em 13 de junho de 2026.
Inicialmente, registra-se que o acesso à unidade ocorreu sem prévia comunicação
à Secretaria Municipal de Saúde e sem autorização da Administração Municipal,
circunstância que impediu a prestação dos esclarecimentos necessários acerca da
atual situação da unidade.
Não procede a afirmação de que a obra de reforma/reparo
geral do Hospital Municipal Marcus Allan tenha sido realizada com recursos
enviados pelo expresidente Jair Bolsonaro. A obra tornou-se possível graças à
conjugação de recursos oriundos de convênio com a Secretaria da Saúde do Estado
da Bahia (SESAB), responsável pela maior parte dos investimentos realizados,
com repasses efetuados ao Município nos anos de 2024 e 2025, de emenda
parlamentar federal que ingressou nos cofres municipais em 2023 e de recursos
próprios municipais.
Também é absolutamente falsa a afirmação de que recursos
públicos tenham sido retidos por motivação política ou que a Administração
Municipal tenha deliberadamente atrasado a execução da obra. Destaca-se que
nenhum dos recursos externos empregados na obra foi recebido pelo Município antes
do ano de 2023.
Todas as etapas foram conduzidas em observância aos
procedimentos administrativos, financeiros e técnicos exigidos pela legislação
e pela engenharia, inexistindo qualquer retenção de recursos ou paralisação
motivada por interesses político-partidários.
Da mesma forma não procede a
alegação de que a unidade estaria pronta e fechada há um ano. A obra foi
concluída recentemente e encontra-se em fase final de preparação para sua
inauguração, restando a conclusão do processo de aquisição de um gerador
compatível com a nova estrutura hospitalar, medida indispensável para garantir
a segurança dos pacientes e profissionais diante das oscilações no fornecimento
de energia elétrica na região.
É igualmente falsa a afirmação de que a
Administração Municipal tenha divulgado que o novo hospital já estaria em
funcionamento. Em nenhum momento foi anunciado o início das atividades da
unidade reformada, justamente porque a inauguração depende da conclusão das
etapas técnicas necessárias para assegurar o pleno e seguro funcionamento dos
serviços.
Durante a gravação, foram exibidas imagens de uma unidade ainda não
inaugurada para sustentar a equivocada conclusão de que o hospital estaria
abandonado ou sem funcionamento, omitindo-se da população que a Administração
Municipal jamais informou que os atendimentos já haviam sido iniciados naquela
estrutura.
Importante destacar que os serviços de saúde nunca foram
interrompidos. Durante todo o período das obras, os atendimentos continuaram
sendo prestados normalmente à população em unidade provisória, enquanto os
casos de maior complexidade seguem sendo regulados para a rede regional de
saúde, conforme os protocolos do SUS.
A Secretaria Municipal de Saúde repudia a
divulgação de informações falsas que induzem a população ao erro e reafirma que
o debate público deve ser pautado pela verdade e pela responsabilidade. Tal
compromisso é ainda mais exigido de agentes públicos, que possuem o dever de
zelar pela correta informação da sociedade e pelo respeito às instituições públicas.
Secretaria Municipal de Saúde de Boninal