Jornal ACOMARCA

quarta-feira, 14 de julho de 2021

PIATÃ- CÂMARA APROVA COBRANÇA DE TAXA DE LIXO NO MUNICÍPIO


 No município de Piatã, atualmente considerado o município mais rico da Chapada Diamantina e um dos mais ricos da Bahia, a criação de um novo imposto tem gerado burburinhos e levantado muitas duvidas na população. Será que é verdade? É! O prefeito de Piatã, Marcos Paulo (PDT) encaminhou as pressas para a câmara de vereadores  de Piatã com pedido de urgência o Projeto de Lei que cria uma taxa sobre o serviço de lixo no município.A forma como o imposto deve ser cobrado e o valor não foi exposto no projeto.

Atualmente, o serviço  de recolhimento do lixo domiciliar do perímetro urbano de Piatã e  dos distritos são custeados pela prefeitura. Os resíduos têm como destino os famosos lixões sem aterro, levado em veículos inapropriados, sem coleta seletiva e em locais impróprios.

O relator de Comissão de Constituição Justiça e Redação, vereador Beto Bahia, deu parecer contrário ao projeto, explicou que vivemos um momento pandêmico, que é hora de ajudar o povo e não de criar mais despesas de taxas e impostos, como foi a taxa de iluminação publica que era de responsabilidade da prefeitura e foi transferido para a população. Disse que na época somente ele E seu colega Robertão que era vereador na ocasião, votaram contra, todos os demais vereadores foram a favor da cobrança, inclusive o atual vice prefeito "Sholly", que na época era vereador.

Segundo explicou a secretaria de meio ambiente o projeto se trata do cumprimento de uma legislação federal

O projeto de cobrança da taxa de lixo foi votado na sessão desta terça feira 12 de julho e foi aprovada  por 7 votos a favor e 3 contra.

Votaram contra a cobrança da taxa os vereadores: Beto Bahia, Amarildo e Miron.

Votaram a favor da cobrança os vereadores: Zé Pitomba, Kaique, Juce, Adelso  Zaqueu e Telma.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário