Jornal ACOMARCA

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Abaira comemora seu “Júbilo de Ouro”

Nesse último dia 22 de fevereiro, Abaíra comemorou o seu cinquentenário. Para marcar a data, foi lançado o selo “Abaíra 50 anos” (foto)
O evento em comemoração ao qüinquagésimo aniversario de abaira foi promovido pela Prefeitura Municipal de Abaira, com uma extensa programação, a começar pela tão esperada abertura dos festejos, o tradicional jogo de futebol entre a equipe dos gordos contra os magros, num resultado inesperado, tendo a equipe dos gordos obtido sua primeira vitoria, 1 a 0.
Na primeira noite de comemoração, quarta-feira, 22/2, logo após o jogo foi servido uma farofa, depois a abertura na fala do executivo, queima de fogos, o corte do bolo  e o encerramento da noite com a banda local, Forrozão no limite.
No dia 23/2, nova programação, roda cultural de capoeira, incluindo apresentação de maculelê, troca de faixa dos alunos do judô, e a final do campeonato- infanto Juvenil de futsal.
O dia 24, foi um dia marcante, logo cedo aconteceu o lançamento do selo, “ Abaíra 50 anos”, e a noite a apresentação dos projeto Social Flauta Mágica e as apresentação de Canide, Ed City e a prata da casa, “No Virote”.
No dia 25 aconteceu a brilhante apresentação da orquestra Fred Dantas e ainda das bandas musicais: Top  Love e Kaldo de Kana.
E no dia 26 pela manhã a cavalgada foi o que marcou o encerramento.
A cidade também conhecida como “Capital das Cachaça”, então, completou o seu qüinquagésimo aniversário referente à emancipação política ocorrida em 1962. Antes disso, no entanto, o referido lugar se tratava apenas de uma fazenda conhecida como Capoeira de Cana, que foi elevada a condicão de distro Vila de Tabocas,  e em  24 de abril de 1916 tendo seu nome mudado para Abaira pertencendo a Piatã até 22 de fevereiro de 1962, sendo emancipada pela Lei  1622. Desde sua emancipação até os dias atuais já estiveram à frente da prefeitura municipal: João Hipólito Rodrigues (três mandatos), Eumar Pereira, José do Prado Novais Filho, Carlito Costa, Anatalino José de Azevedo, Amaury de Brito Oliveira, Edmundo Oliveira, Edval Luz Silva (dois mandatos) e atualmente João Hipólito Rodrigues Filho (ainda em seu 1º mandato).
Graças à visão emancipadora de líderes políticos, Abaíras se tornou um lugar de extrema importância no cenário político regional e estadual, ganhando cada vez mais status com o trabalho realizado pelo Governo Municipal
Uma data tão importante mereceu uma comemoração repleta de atrativos. A comemoração dos 50 anos de emancipação política de Abaira foi marcado pela promoção de atividades que contribuem o contexto histórico de formação e expansão do município.
A boa festa realçou ainda mais a figura do município abairense, daí elogiar a postura do governo municipal e  demais organizadores na promoção do referido evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário