Jornal ACOMARCA

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Audiencia Publica reune Desembargador, Juiz, Prefeito , Vereadores, demais autoridades e representantes de comunidades em Piatã

O Fórum Serventuário Edgar Godofredo Cardoso, em Piatã, na Chapada Diamantina, recebeu na manhã de quinta-feira (29/8), a visita oficial do desembargador corregedor das Comarcas do interior, Antônio Pessoa Cardoso, com ele o juiz auxiliar da Corregedoria das Comarcas  do Interior da 2ª região, Dr. José Carlos Rodrigues do Nascimento, substituindo a Juíza Auxiliar da Corregedoria da 3ª região, da qual a comarca de Piatã faz parte, Dra. Patricia Cerqueira de Oliveira.
No salão nobre do Fórum, o Juiz Auxiliar da corregedoria fez a abertura da Audiência Publica, tendo destacado a importância da visita regimental e em seguida transferiu a palavra ao desembargador Dr. Antônio Pessoa que ministrou uma palestra retratando suas experiências na carreira jurídica e saiu em defesa aguçada dos membros e servidores da Justiça do Estado. Segundo ele, “é dramática a situação dos cartórios judiciais e extrajudiciais. Sem delegatórios, na sua maioria, são dirigidos por escreventes e oficiais de justiça, sem contar com qualquer auxiliar ou substituto, mas amparados em servidores disponibilizados pelas prefeituras para socorro dos munícipes”.
Atentamente observado pelos presentes, o desembargador Cardoso durante todo o tempo demonstrou sua preocupação com a falta de estrutura e material humano nas comarcas da capital e, principalmente, do interior. Ele relatou que desde os tempos de advogado defendia o servidor.
Em poucos minutos e com sutileza, o magistrado demonstrou sua firmeza, conhecimento e habilidade na área jurídica, não é por acaso que ele é considerado um dos mais renomados entre os juristas baianos.
O Corregedor das Com disse que gostaria de ouvir os servidores, que questionaram acerca das substituições e da carga de horário que estão submetidos, alguns acumulam dois ou mais cargos, especialmente em registro civil, tendo os serventuários feito as seguintes reivindicações: Segurança, reforma do fórum priorizando a recolocação das pastilhas e eliminação das rachaduras, designação de juiz titular para a comarca e realização de concurso para nomeação de novos servidores. Após ouvir os servidores franqueou a palavra aos representantes das comunidades, a Assistente Social Sandra foi a primeira a falar, disse que tentou reunir a comunidade para reivindicar Juiz, promotor e Defensor Publico para a Comarca. O Vereador Cleber Benevolo parabenizou os servidores da comarca pela qualidade da execução de seus trabalhos e disse ser dificuldade a de juiz e promotor na comarca. O vereador e presidente sindical Professor Valmir igualmente fez, soudou o desembargador o parabenizou e reivindicou magistrados. O Presidente da CDL, Enoque Bonfim reclamou do sistema de selo e a falta de servidores nos tabelionatos que não dão conta do atendimento. O Vereador de Boninal, Otaviano reclamou do cartório de registro civil que atende apenas dois dias na semana em seu município. O Vereador Beto Bahia, reclamou da localização do cartório de Inúbia, distante do comercio e em rua ainda não urbanizada, indicou a mudança para local melhor localizado. Dr Felipe destacou o superávit  da qualidade dos servidores da comarca, alem de dedicados e comprometidos. O vereador Carlos Jloaquim de Macedo  falou de irregularidades  do fórum, denunciou que documentos feitos no fórum não valem nada. O desembargador falou um pouquinho de cada questionamento
A presença do Desembargador em Piatã integrou a turnê de visita em todas as 236 Comarcas do interior do Estado, onde o objetivo é, entre outras coisas, fomentar esperança ao servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário