Jornal ACOMARCA

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mesmo com o inesperado o Festival da Cachaça alcançou grande sucesso

Na famosa cidade de Abaíra - conhecida nacionalmente como “Capital da Cachaça” aconteceu entre os dias 12 e 15 de setembro, o XIV Festival da Cachaça.  Tudo na festa foi destaque, palestras promovidas com temas de interesse geral para os produtores de cana-de-açúcar, os quais produzem cachaça, rapadura, açúcar mascavo, entre outros derivados da cana. Os estandes mostraram os produtos derivados de cana-de-açúcar, fotografias, as potencialidades turísticas da região, artesanato, os quitutes da terra, uma fazeda com gado, caprino, galinhas , suinos montada em plena praça, sem falar que até um alambique produzindo a famosa cachaca também apreciado pelos visitantes.
A programação ofereceu palestras e seminários sobre o cultivo da cana-de-açúcar, a produção da Cachaça Abaíra, dentre outros derivados, além de contar com uma área reservada para exposições de vários produtos da região e de várias cidades da Bahia e do Brasil coordenados pelo APAMA/COOPAMA.
A estrutura, as bandas, a organização, quase tudo foi perfeito. Somente no sábado o cancelamento do show de Fábio Junior foi o descontentamento da comissão e do público em geral. Mas, ainda assim, o Festival chamou a atenção  por sua programação musical, que reúniu nesse ano de 2013 artistas de peso no cenário musical e nacional como: Trio da Huanna, Luxuria, Sinho Ferrari, Fernando Mendes, Amanda Santiago, Renan Moreira, Allan Júnior, entre outros artistas que comporam a grade de atrações do evento, que apesar do inesperado acabou agradando.
A cachaça Abaíra devidamente engarrafada pela APAMA é o carro chefe do evento, numa promoção da Prefeitura Municipal de Abaíra, APAMA, COOPAMA, EBDA e SAN Produções, o apoio do Governo da Bahia e Patrocinio do SEBRAE, Petrobras e Governo Federal.
O evento contou com estandes que ofereceram informações, inclusive sobre a parte técnica da produção.
Apresentação do Processamento dos Derivados da Cana-de-Açúcar na Praça de Eventos;
Exposição e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar da Bahia nos Stands do Armazém da Agricultura Familiar (SUAF – SEAGRI/BA).
Exposição e Apresentação das culturas resistentes à seca na Fazenda Temática da EBDA;
Atendimento ao Agricultor Familiar no Balcão de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural).
Praça de alimentação;
- Apresentação de fanfarras, filarmônicas e atrações locais e regionais.
 Na abertura do evento, que aconteceu na quinta-feira (12/9) a partir das 8:30 horas, no clube comunitário com a realização do SEMINÁRIO SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DA CANA-DE-AÇÚCAR, onde diuversas palestras foram ministradas, como: Palestra sobre Programa de Credito da Cadeia Produtiva de Cana de Açúcar e Seus Derivados com Antônio Almeida Júnior, médico veterinário da SEAGRI do Estado da Bahia, palestra sobre "Fermento selecionado para produção de cachaça e outras aplicações", com o Professor Doutor Rogelio Brandão da Universidade Federal de Ouro Preto, graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Doutor em Bioquímica e Imunologia. Tem estágios de pós-doutoramento em duas instituições europeias: Instituto Gulbenkian de Ciências (Oeiras – Portugal, 1988; Bioquímica e Fisiologia de Microrganismos Eucariotos); Katholieke Universiteit te Leuven (Leuven - Bélgica; 1991-1993, 1994-1995; Biologia Molecular de Leveduras). É Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 1987. É sócio da empresa Cerlev - Projetos e Inovação na Biotecnologia da Fermentação Ltda. Participa de projetos em colaboração com empresas do setor de produção de bebidas de âmbito nacional e internacional, palestra sobre utilização do bagaço de cana, obtido de forma artesanal, na alimentação de ruminantes, Mauro Pereira de Figueiredo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista - professor pleno (Médico Veterinário e Zootecnista, mestre em Agronomia (USP) e Doutor em Medicina Veterinária (TiHo-Hannover). Leciona na graduação em Agronomia e no programa de pós-graduação em Zootecnia da UESB; palestra sobre Crédito Rural e Renegociação de dívidas dos Agricultores Familiares, com o Doutor Samuel Feldman, Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia e Chefe do Departamento de Desenvolvimento da Agricultura da EBDA, depois almoco e em seguidaalestra - Reestruturação da Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar e seus Derivados na Agricultura Familiar, com Nelson Luz Pereira, Técnico em Agropecuária pela EMARC Uruçuca -BA, graduado em Turismo pela UNESUL Bahia, Chefe de Escritório Local da EBDA – Abaíra, Secretário Estadual Executivo da Câmara Técnica Setorial e Coordenador Estadual do Programa de Credito da Cadeia Produtiva de Cana de Açúcar e Seus Derivados.
Nem só a cachaça foi destaque no festival, as atrações musicais de peso que incluíram os nomes de  Cordas e Vocais, Banda Samantha, Amanda Santiago, Fernando Mendes, Sinho Ferrary,  No Virote, Alan Júnior e Trio da Huanna, tiveram presencas marcantes.  Também o espaço presente da Vila Rural, dedicado aos municípios da região como Mucugê, Piatã e Jussiape. Nela, o visitante pode conhecer as manifestações culturais, os produtos típicos e o artesanato local, além da comida da região.
 No final o encerramento da festa, que faz parte do calendário festivo do Estado da Bahia. Assim como nos anos anteriores reinou tudo em paz.
O XIV Festival da Cachaça foi um sucesso absoluto, deixando saudades e a promessa que daqui a 2 anos tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário