Jornal ACOMARCA

domingo, 8 de setembro de 2013

PREFEITO DE BONINAL, VITOR PAIVA, CONCEDE ENTREVISTA EXCLUSIVA AO JORNAL ACOMARCA

Em estada na cidade de Boninal, nosso correspondente foi recebido na sede da Prefeitura Municipal pelo jovem prefeito Vitor Paiva, 27 anos, que na oportunidade concedeu entrevista exclusiva para este periódico.
Leia na integra.
ACOMARCA- Prefeito Vitor, como o senhor descreve estes primeiros 8 meses de administração?
VITOR- Inicialmente gostaria de registrar algumas situações, que eu as considero especiais, vividas neste curto período:
1ª. Recebemos a Prefeitura, das mãos do adversário (PT), em estado de abandono nos mais diversos setores, porém, já conseguimos colocar em ordem, uma boa parte do desmando da ex-gestão, contudo, ainda faltam alguns ajustes para que as coisas fiquem como gostaríamos de ver. Este é o ano da restauração!
2ª. Também, do ano passado prá cá, todos nós vivenciamos um dos períodos mais prolongados de seca no semi-árido nordestino, fala-se dos últimos 40 anos, provocando inúmeros problemas para as gestões públicas e prejuízos incalculáveis à população de nossa região. Nosso Município tem sofrido muito com esta situação, porém, temos enfrentado com os recursos municipais e com a nossa capacidade de interagir com a sociedade e de cobrar das outras esferas de Governo. Os Governos Estadual e Federal têm reagido positivamente.
3ª. Além de tudo isto, enfrentamos, desde o resultado vitorioso e incontestável nas eleições de 2012, uma batalha jurídico-eleitoral, desnecessária. Isto provocou insegurança na população, nos fornecedores, também, em nossa equipe de trabalho; dividiu nossa atenção entre a luta judicial e o trabalho de reestruturação do Município, embora, isto tenha ocorrido, não perdemos a serenidade nem tão pouco a disposição para enfrentar os desafios de governar o município de Boninal.

ACOMARCA- Vitor, como tem sido para o senhor tão jovem, 27 anos, enfrentar uma administração municipal sem nenhuma experiência ou vivência  nesta area?
VITOR- Tem sido muito interessante viver este novo desafio em minha vida. Creio que nós temos que ter a capacidade de enfrentar o novo a cada dia em nossas vidas e administrar um Município não é diferente, porém, a responsabilidade é que é imensa. Encontrei um forte apoio e ajuda de meu pai e da minha família, também, da equipe de trabalho que formei, Jovem na sua maioria, porém, muito dedicada e trabalhadora; os Vereadores contribuem diariamente com reivindicações, sugestões e apoio, necessários à promoção de novas políticas públicas, além de mantermos um relacionamento harmônico, democrático e transparente com eles; o povo tem compreendido e apoiado as nossas decisões e vamos tocando em frente com simplicidade, equilíbrio e compromisso social, procurando sempre, dar atenção a todos, pois, com a ajuda de Deus, tudo dará certo!

ACOMARCA- Como estão Prefeito, as finanças da Prefeitura?
VITOR- Já é de conhecimento da população que encontramos a Prefeitura com uma série de dívidas não honradas pelo ex-prefeito, deixando o Município inadimplente e considerado “ficha suja”; trazendo inúmeras conseqüências para a atual gestão. Citaremos algumas, como exemplo:
1. Com a COELBA, pagamos uma parte e parcelamos outra, do contrário não seria construída a Iluminação da Entrada da Cidade.
2. Com os funcionários da Prefeitura (os salários do mês de dezembro/2012) que aguarda decisão judicial para pagamento.
3. Com a Oi/Telemar, Embasa, Transparência Municipal, INSS, PASEP, Fundação Estatal, Postos de Combustíveis, Terreno para construção da Creche, etc., pagamos algumas e negociamos outras. Não tem sido fácil. Isto tem nos causado transtornos tanto no encaminhamento de alguns Projetos quanto na realização de algumas Ações. Este primeiro ano de gestão vem sendo e será desafiador para que equilibremos a administração, porém, com a ajuda de todos e fé em Deus conseguiremos contornar estes desafios e manteremos o equilíbrio administrativo para os 03 próximos anos de gestão. Este é o nosso desejo!

ACOMARCA-Quais são as maiores dificuldades burocráticas encontradas  pelo seu governo até o momento?
VITOR- Ausência de Prestação de Contas pelo ex-prefeito. Por exemplo: não foi encontrada a Prestação de Contas da Prefeitura referente ao Mês de Dezembro/2012 (nem na Câmara, Prefeitura ou TCM), nem mesmo a relação de Patrimônio da Prefeitura, Folhas de Pagamento, Balanço, etc., causando muitos problemas iniciais à nossa Gestão.
- Para se ter uma idéia, o ex-prefeito não prestou contas dos Programas Federais: Merenda Escolar (2011 e 2012), Transporte Escolar (2011 e 2012), Caminho da Escola 2010; na Assistência Social também não prestou contas, tivemos que acionar a Justiça Federal contra esta situação. Só Deus sabe o que estamos enfrentando!
- Ficamos 05 (cinco) meses sem receber o dinheiro da Merenda Escolar, por falta de Prestação de Contas do ex-prefeito.
ACOMARCA- Como o senhor classifica este primeiro ano de sua administração? 
VITOR- Considero: “o ano da restauração ou recuperação”. Em todos os setores. Recebemos a Prefeitura e o seu patrimônio em situação precária para funcionamento e atendimento confortável à população. Portanto, estamos recuperando alguns e outros teremos que RECUPERAR:
§  Prédios Escolares Municipais na sede e diversas localidades do Município;
§  Postos de Saúde na sede e na zona rural;
§  Sistemas de Abastecimento d’água na zona rural;
§  Estradas Vicinais, em mais de 300 km. Inclusive com Roçagens que há muito tempo não eram realizadas;
§  Postos Telefônicos Comunitários, na zona rural;
§  Praças Públicas na sede e em outras localidades do Município;
§  Quadras de Esportes;
§  O Cemitério, da cidade;
§  O Estádio Municipal, da cidade;
§  O Hospital Municipal Marcus Alan de Castro Rocha, na Cidade;
§  O Mercado da Feira de nossa Cidade;
§  A Rodoviária da nossa Cidade;
§  Entre tantos outros patrimônios públicos.

ACOMARCA- Como foi Prefeito, o 1º São João realizado pelo seu governo?
VITOR- Somos suspeitos prá falar, porém, buscamos criar um novo espaço para realizar a principal festa do Município e, o comentário geral é de que se aprovou a mudança de local e que os festejos juninos foram um dos melhores que já tivemos na Cidade. Além disso, pela 1ª vez, a população teve a oportunidade de conhecer artistas consagrados na mídia nacional, como é o caso de Gian e Giovane. Ficamos muito felizes em perceber que a Festa agradou a maioria dos que dela participaram, não só a população do município como também os visitantes. Esperamos fazê-la ainda melhor, no próximo ano.

ACOMARCA- Como tem sido a relação de seu Governo com os Governos Federal e Estadual?
VITOR- A melhor possível. Sou do Partido Progressista - PP - Partido da base aliada dos Governos Estadual e Federal. Tanto é que este ano já tive duas audiências com o Governador Jacques Wagner, e nesta última voltei a cobrá-lo a promessa da construção do asfalto da nossa Cidade até Mucugê, também, pedimos a reforma geral e aquisição de novos equipamentos para o nosso Hospital Municipal, entre outras solicitações.
Recentemente estivemos em Salvador, com a Presidente Dilma, na solenidade de entrega de máquinas para os Municípios atingidos pela seca, e na oportunidade, recebemos uma Patrol 0 km, e depois, no dia 29 de julho/2013, recebemos uma Pá Carregadeira novinha; ainda estamos no aguardo de Caçamba, Caro-pipa e mais máquinas. Também temos encaminhado diversos projetos junto ao Governo Federal e estamos no aguardo as liberações.
Ladeado pelos nossos Deputados, diversas vezes estivemos com o Vice-Governador Dr. Otto Alencar, a Senadora Lídice da Mata e Secretários de Governo, buscando encaminhar projetos de obras e ações que visam melhorar a vida da nossa população, inclusive, reivindicações de calçamentos, estradas, ampliação do sinal de celular, ampliações de redes de energia, melhorias para sistemas de água de várias localidades, barragens, convênios para as Associações, entre tantas outras reivindicações que estamos aguardando realizá-las.

ACOMARCA- Prefeito Vitor, tanto o senhor como a vice-prefeita Iracema são ainda muito jovens, têm menos de 30 anos e já administram  um município, como o senhor vê os jovens na politica?
VITOR- Percebo que ainda é tímida a participação da juventude no meio político. O jovem é a peça-chave para a criação de uma sociedade melhor no futuro. Precisa-se tornar cidadão politizado para poder reivindicar, sugerir, opinar. Apenas criticar não basta! É necessário conhecer a gestão do Município, do Estado, da Nação e ter uma participação ativa na sociedade e na política. Nomeamos vários jovens boninalenses, nas mais diversas áreas de atuação da Prefeitura. Estou dando a minha contribuição.

ACOMARCA- Quais atividades Vitor, a vice-prefeita Iracema tem desenvolvido em sua Gestão?
VITOR- Ela tem participado intensamente de PROJETOS ESPECIAIS que estão sendo desenvolvidos em nosso Município, poderíamos citar: apoio ao Projeto de Implantação de Cisternas Individuais em diversas localidades do Município, em parceria com a FUNASA; está à frente da Constituição Do Conselho Municipal da Juventude; apóia o Projeto de Capacitação de pessoas para produção e venda de artesanatos, em parceria com o Instituto Mauá, em nosso município, além de outras atividades representativas.

ACOMARCA - O senhor gostaria de aproveitar esta oportunidade para fazer algum agradecimento? Caso sim, fique a vontade!
VITOR- SIM.
Em 1º lugar a Deus que tem dirigido nossa mente, nosso coração e nossas ações, diariamente; ao Povo desta terra que jamais faltou com o apoio, respeito e consideração para comigo; aos Funcionários e equipe de trabalho pelo zelo e dedicação; aos Líderes políticos dos 07 Partidos que tiveram a confiança de me indicarem substituto do meu pai; aos Fornecedores, pela confiança e parceria; aos Vereadores pelo apoio e contribuição na gestão; aos nossos Deputados, enfim, a todos que oram e rezam pelo sucesso de nossa administração.

ACOMARCA - o senhor  gostaria de acrescenta mais alguma coisa para incrementar ainda mais nossa entrevista?

VITOR- Não, apenas agradecer vocês por  essa  oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário