Jornal ACOMARCA

sexta-feira, 4 de julho de 2014

ABAÍRA- Êta São Pedro Bom retado

Conhecendo um pouquinho a historia de São Pedro, segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
Foi a Pedro que JESUS disse, “pesque  em mar mais profundo...”, como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.
Pedro tornou-se um dos apóstolos mais importantes. Foi escolhido por JESUS  como líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.
Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.
Em Abaíra o dia de São Pedro é comemorado com uma grande festa junina. Nesta acontecem apresentações de bandas de forró e muita dança. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor ou a melhor pretendente.

A Festa de São Pedro em Abaira é realizada anualmente sendo considerado um dos maiores festejos juninos com reverencia a São Pedro na região, depois do Festival da Cachaça é o principal evento cultural e turístico da cidade, e está incluído no Calendário Turístico do Estado da Bahia, tendo inclusive recebido apoio da BAHIATURSA..

A Prefeitura Municial de Abaíra realizou nos dias 27,28 e 29 o tríduo que homenageia São Pedro. Durante as três noites de tríduo os organizadores da comunidade realizaram várias atividades para divulgar a festa que foi bastante participativa.



O Tríduo que homenageia São Pedro contou com apresentações folclóricas de quadrilhas, barracas de comidas típicas e nas casas do que recebem o nome de Pedro,e uma grande fogueira foi acesa e uma velha tradição foi preservada, houve até os que passaram por cima da fogueira e passaram a se chamarem de compadres, comadres e afilhados.



As noites também foram marcadas pelas apresentações de shows com diferentes bandas. A grande atração da noite de abertura foi Lordão, sendo o Trio Nordestino recebida com grande animação do público na segunda noite, mostrando receptividade e alegria que destacam os três dias de festa.
O público que veio prestigiar o evento se deparou com a ornamentação da Praça de Eventos em tons verde em amarelo, na torcida pelo Brasil na copa do mundo disputada em nosso País. As atrações musicais revelaram a força e a tradição do São Pedro de Abaíra, não apenas para a comunidade abairense, mas para toda a região da Cana de Acucar (Piatã, Abaíra, Jussiape e Mucuge) e da Chapada diamantina.
O São Pedro deixou saudades e a expectativa de que o ano que vem chegue logo.

Leia mais em nossa próxima edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário