Jornal ACOMARCA

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Escolas do Município de Piatã recebem novos nomes

Professora Franciane, Carlos Mauricio, Núbia Marques, Eulina Rosa, Reginaldo Marcelo, Carmelita Oliveira, Arquimedes Almeida e Maria Novais.

Foi votado nessa terça-feira, 30/06, o projeto de lei 129/2015, de autoria do vereador Beto Bahia, que modifica os nome das  escolas da rede  municipal de ensino de Piatã por outros que homenageiem professores e personalidades que contribuíram para a qualidade da educação pública e do desenvolvimento do município de Piatã.
O Colégio Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães passa a denominar-se Escola Municipal Professora Franciane Lima Novais.
A Escola Municipal Arlete Magalhães passa a denominar-se Escola Municipal Professores Carlos Mauricio e Núbia Marques
O Centro Educacional Arquimedes de Almeida passa a denominar-se Centro Educacional Professor Reginaldo Marcelo de Oliveira
Centro Educacional Carlos Santana passa a denominar-se Centro Educacional Arquimedes de Almeida
A Escola Rural de Inúbia passa a denominar-se Escola Municipal Professora Eulina Rosa Soares
O PDRI- Projeto de Desenvolvimento Rural Integrado passa a denominar-se Escola Infantil Professora Carmelita Maria de Oliveira.
A Escola Municipal Benevenuto  Pereira passa a denominar-se Escola Municipal Professora Maria Novais.
"Os saudosos professores citado, consagraram suas vidas ao mister de educadores, tendo contribuído para a formação intelectual e moral de crianças que constroe  e construirão o futuro de nossa comunidade.
Suas vida e suas mortes são marcos para que nossa geração e as vindouras dêem o devido e efetivo valor, primeiramente, à figura dos educadores, cidadãs e cidadãos, merecedores de acatamento e dignidade no seio social; em segundo lugar, para que valorizem a figura do educador, como figura central para o avanço social e cultural de nossa nação.
A educação é e há de tornar-se mais ainda o assunto mais inquietante, urgente e decisivo para nós piataenses" essa foi a justificativa do Vereador Beto Bahia.

2 comentários:

  1. Quero manifestar meu agradecimento pela atitude louvável do Vereador Beto Bahia. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Camarada, Beto. Acho louvável, salutar e inovadora sua iniciativa em contribuir com a memória de Piatã, especialmente no quesito educação. Digna, inclusive de aplausos. Os nomes apresentados, representam tudo o que você citou. Mas, creio que está medida pode abrir um hiato, pois haverá outra memória que também cairá no esquecimento. Gostando ou não das figuras do passado, elas servem para contar a nossa história. Pergunto: Por que não manter as figuras do passado onde estão e a homenagear as novas personalidades em outro formato? Por exemplo: Auditório 1 passa a se chamar fulano de tal. Sala 1, passa a se chamar, sicrano. Pátio 1 passa a se chamar beltrano. À minha geração, quando para a relembrar onde estudou, é charmoso falar: "fui do Arlete"! que tinha uma "rivalidade" com o "Duque". E assim sucede com outras gerações e outras referências. Com esta medida, mais uma memória poderá ser vítima do tempo.

    ResponderExcluir