Jornal ACOMARCA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Entrega de sementes incentiva agricultores em Seabra


Na última quinta-feira (10), a gerencia regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A. (EBDA) de Seabra, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura de Seabra se reuniu, no auditório da EBDA, com representantes dos agricultores familiares do município, para fazer a entrega dos 3.370 kg de sementes da safra verão de 2012, disponibilizadas pelo Programa Semeando, para o município.

O programa tem a finalidade de sensibilizar os agricultores familiares, para que, organizados, produzam suas próprias sementes e mudas com qualidade genética, física, fisiológica e sanitária; formando bancos de sementes para garantir a oferta dos materiais, na época de escassez e em quantidades adequadas para o desenvolvimento sustentável.

“Nós criamos condições para que os agricultores familiares assumam a produção de suas próprias sementes, os apoiando, através de assistência técnicas, para que esta ação seja efetivada com sucesso”, afirmou a gerente regional da EBDA de Seabra, Sônia Oliveira. No município de Seabra, a EBDA, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), está distribuindo para os agricultores sementes de feijão de arranque, feijão de corda e milho.

Para isso, a EBDA e a prefeitura têm profissionais que capacitam às unidades familiares, na produção de suas sementes, com a difusão de métodos alternativos para a produção e armazenamento. “Através do Programa Semeando o produtor terá sementes de qualidade e com o acompanhamento técnico e, consequentemente, eles terão plantas sadias e de boa produtividade, assim, desenvolvendo a agricultura do município”, disse o secretario de agricultura de Seabra, Reginaldo Lima.

Animado com as entregas das sementes, o agricultor familiar do povoado Brejo de João Alves, em Seabra, Antônio Lourenço da Silva (46), acredita no desenvolvimento sustentável de sua comunidade. “O programa nos incentiva a trabalhar para que a gente não tenha dificuldades financeiras de plantar, garantindo o nosso sustento”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário