Jornal ACOMARCA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Décadas de dedicação a agricultura familiar


Famoso por quebrar paradigmas na microrregião de Abaíra, Território da Chapada Diamantina, o técnico agrícola e chefe de Escritório da EBDA em Abaíra, Nelson Luz Pereira (53), há 28 anos, vem atuando na extensão rural, proporcionando mudanças e inovações de tecnologias, que muitos não acreditavam que daria certo. Um bom exemplo são os resultados encontrados na produção dos derivados da cana-de açúcar e a criação do tradicional Festival da Cachaça Abaíra, que acontece a cada 2 anos, na cidade, e movimenta o comércio e turismo da região.

Filho de agricultor familiar e um dos fundadores da Associação e Cooperativa da Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar (Apama/Coopama), Nelson ingressou com 25 anos na antiga Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia (Emater-BA), em agosto de 1983. E para realizar um grande sonho, em 2003, foi fazer faculdade de turismo, em Eunápolis, no sul da Bahia, onde trabalhou com os assentamentos locais e com a venda da Cachaça Abaíra, na região. Em 2007, ele voltou para sua cidade natal, Abaíra, como chefe de Escritório da EBDA e com o diploma na mão.

Por executar seu trabalho com dedicação e responsabilidade, Nelson é reconhecido e recebeu dois prêmios. “Gente que faz pelo Nordeste”, em 1999, do Banco do Nordeste (BNB), e o prêmio nacional “Casos de Sucessos”, em 2003, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por organizar e desenvolver produtos de qualidade derivados da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

Dedicação e desafios

Em 28 anos de prestação de serviço aos agricultores familiares, Nelson Pereira criou projetos de agroindústrias comunitárias na microrregião, que servem de modelo para outras regiões do Estado e do País. Nesse tempo ele procurou adaptar as tecnologias Sucroalcooleiras (segmento que compõe o setor produtor de álcool e os subprodutos resultantes do processamento da cana), para o saber/fazer dos pequenos agricultores.

Além disso, ele participou da elaboração do programa cana-de-açúcar do estado da Bahia (ProCana-BA), o qual é responsável pela inserção da cadeia produtiva da cultura, como atividade econômica entre os agricultores familiares do Estado. Hoje continua contribuindo para o desenvolvimento da cultura, na Bahia, sendo o atual secretário executivo da câmara setorial da cana-de-açúcar e seus derivados.

“Sinto-me satisfeito com todas as mudanças que proporcionei para o setor canavieiro e para o agricultor familiar, mas a minha realização será concretizada quando todos eles estiverem uma vida sustentável e de qualidade”, desabafou Pereira.

Atualmente, Nelson vem desenvolvendo projetos de aproveitamento integral dos resíduos da agroindústria da cana-de-açúcar, para alimentação animal e fabricação de biocombustível, bem como atividades não agrícolas (artesanais e turísticas) ligadas ao setor, gerando emprego e renda às unidades familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário