Jornal ACOMARCA

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Inaugurada a estrada Ibitiara Novo Horizonte


O Governo da Bahia entregou no sábado 15/10 trechos de estradas de acesso a Ibitiara e que ligam o município a Novo Horizonte. A inauguração contou com a presença do Governador Jaques Wagner, do ministro Mario Negromonte, o senador Walter Pinheiro, Nilton Menezes Prefeito de Ibitiara, Zequinha Prefeito de Novo e Horizonte e dezenas de prefeitos e lideranças políticas do estado e da região.

Agora a Bahia passa a contar com 43 novos quilômetros de estradas pavimentadas, sendo 21 km da BA-152, que liga os municípios de Ibitiara e Novo Horizonte.

A recuperação beneficia mais de 172 mil pessoas que moram nos municípios de Ibitiara, Rio do Pires e Novo Horizonte, contribuindo com o crescimento da economia regional, baseada na mineração, pecuária e agricultura.

Durante a entrega no centro de Novo Horizonte, o governador Jaques Wagner disse que vai construir as estradas que ligam a sede do município a Ibiajara e Rio do Pires.

Em Ibitiara, o governo estadual, por meio do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), inaugurou ainda a renovação de pavimento com lama asfáltica no trecho da BA-152 do entrocamento da BR-242 até Ibitiara, com 22 quilômetros de extensão. Nas duas obras, foram investidos cerca de R$ 16 milhões.

De acordo com entrevistas realizadas pela equipe de assessoria de comunicação do governo, aos 65 anos, Mamédio Freitas mora com a família há três décadas às margens da estrada estadual que liga Novo Horizonte a Ibitiara. Ele observa que o asfalto que passa na porta da sua pequena propriedade também beneficia outras pessoas. “Melhorou não foi só pra nós, não. Foi pra todo mundo. Pra quem tem moto, pra quem tem carro e pra quem tem bicicleta”.
Maria Rosa Oliveira, 70 anos, é nascida e criada em Novo Horizonte, conhecida também como Terra do Alho. Para ela, a pavimentação do trecho é sinônimo de desenvolvimento. “A estrada estava cheia de buraco e agora ficou boa pra gente andar. Melhorou tudo e continua melhorando”.
A aposentada aproveitou para lembrar aos condutores que dirijam com responsabilidade. “Os jovens, principalmente, precisam saber que não podem beber e dirigir”, recomendou.
O diretor geral do Derba, Saulo Fillinto Pontes, explicou que o trecho recuperado na BA-152 entre a BR-242 até Ibitiara é uma medida preventiva e reduz os custos de manutenção no futuro. “Fizemos o rejuvenescimento do pavimento existente com lama asfáltica. Desta forma, prolongamos por mais três ou quatro anos a vida útil do pavimento que estava deteriorado. Isso evita que neste período precisemos fazer trabalhos de restauração a um custo muito superior”.
Durante o discurso em Novo Horizonte, o governador Jaques Wagner anunciou o lançamento de um programa para limpeza das aguadas e das barragens que são utilizadas para armazenar água. O governador também informou que o Estado irá elaborar um projeto para construir a ligação pavimentada até Ibiajara e Rio do Pires, num total de 47 quilômetros. “Optamos por fazer aqui um asfalto de boa qualidade a exemplo do que estamos fazendo em todas as regiões da Bahia. É assim que queremos fazer as melhorias de infraestrutura necessárias: com qualidade”.
Dezenas de estudantes e profissionais da educação participaram dos atos em ambas as cidades. O chefe do Poder Executivo baiano também fez uma homenagem ao Dia dos Professores, comemorado todo dia 15 de Outubro. “É uma profissão das mais sublimes. Depois do pai e da mãe em casa, a responsabilidade de educar é dos professores e professoras na escola”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário