Jornal ACOMARCA

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Abaíra realiza seu tradicional São Pedro

Depois dos arrasta pés nos São João dos municípios que estão em torno de Abaíra, o abairense ainda se preparou e curtiu a Festa de São Pedro da sede do municipio, comemoração que faz parte da programação junina em diversos municípios dos estados do norte e nordeste brasileiro, com maior evidencia na Bahia.
Em muitas cidades a festa em reverencia a São Pedro é mais tradicional do que o São João. No município de Abaíra por exemplo, as comemorações aos santos juninos tiveram inicio no dia de Santo Antônio (13 de junho), com maior evidencia nas zonas rurais, lá onde tem um Antônio se comemorou o dia do santo casamenteiro, depois o São João e por fim, a maior festa junina do município, o São Pedro de Abaíra, uma cidade pequena em sua extensão territorial e grande em sua cultura, mas que não se sabe de onde é que saiu tanta gente, a cidade literalmente lotou. Lá se apresentaram Renam Moreira, Kaldo de Kanã, no Virote, Paulinho Alabast, Carlos Pita e Duas medidas
Muita gente bonita estiveram presentes na festa junina abairense, entre autoridades, representações políticas, filhos da terra que residem em outros lugares, pessoas de diversos lugares da Chapada Diamantina e por ai a fora, prestigiando o São Pedro, de Abaira.
O evento junino abairense como todos os anos foi realizado pela Prefeitura Municipal, que não fez grande investimento, visto a proximidade da realização do maoir evento realizado no município, “O Festival da Cachaça), em setembro aguardem!

Um bonito jogo de futebol entre as seleções de Abaíra e Livramento ajudou a embelezar mais ainda os festejos abairense, que ao final deixou saudades e a esperança que no próximo ano tenha mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário