Jornal ACOMARCA

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Piatã realizou o melhor São João de todos os tempos


Fim dos festejos a Santo Antônio no distrito de Inubia, as homenagens aos santos juninos seguiram a todo vapor no município de Piatã, a cidade mais alta do Nordeste brasileiro, deu continuidade nos festejos juninos com a maior festa popular realizada no município, o tradicional São João, na sede do município, e que São João? Sem sombra de duvidas esta entre os melhores da Bahia, muita gente, muita musica, muitas atrações de peso subiram no palco e fizeram dele verdadeira passarela de bons artistas que levaram o São João de Piatã a ser um dos melhores do Estado.

O São João de Piatã estreou com chave de ouro, um novo tempo, uma Piata mais Humana e Igual, com shows de muitos artistas de peso, entre eles: Targino Godin, Estakazero, Catuaba com Amendoim, Dedim Goveia, Bete Nascimento, Dio do Acordeon, Duda da Passira, Carlos Pita, Cavalo de Mourão, Amantes do Forro, Flor de Milho e atrações locais, abriram e fecharam com chave de ouro os festejos de 2013.

O contraste do calor e da alegria do povo piataense se estendia a realização do grande evento do calendário festivo do município e a vitória da Seleção Brasileira sobre Espanha na Copa das Confederações.Uma grande festa de momentos marcantes.

Como as atrações culturais não podiam faltar, a corrida de jegue  algumas outras brincadeira foram substituídas pelo que existe de mais sagrado sobre a terra, “chuva”, mas quebra potes, quadrilhas matutas e estilizadas, um palco alternativo com muito forró pé de serra entre artistas da cidade e da região, marcaram seus nomes no Barração do Novo Tempo com o carinho do público que além de curtirem, fazem questão de preservarem os costumes. Foram muitas barracas com comidas típicas, e de diversos gostos gastronômicos acompanhadas e fiscalizadas devidamente dentro dos padrões de higiene. Os ambulantes e barraqueiros foram identificados e preparados para bem atender.
Os barrações bem animados e decorados tudo no clima junino, estavam lotados figuras importantes do cenário político e social do município, da região e do estado, presenças de prefeitos e vereadores de toda a região, além da presença confirmada dos anfitriões.
Os festejos juninos assumiram tal proporção que jornais, blogs, sites e portais de informações registraram, pois diariamente circularam por lá atrações muito boas e que foram sucesso de público a cada show.

A comissão organizadora que teve a frente a Secretaria de Municipal de Turismo e Meio Ambiente, junto aos colaboradores da construção deste mega evento cuidaram de tudo nos mínimos detalhes, do povo ao artista; dos técnicos aos músicos, montadores e operários.
O Circular do Forró também foi uma idéia que o povo adorou. Foram disponibilizados alguns ônibus para dar acesso aos distritos e localidades rurais no entorno das estradas principais (Ba 148 e estrada Piatã/Inúbia), favorecendo o deslocamento para população.
A Prefeitura Municipal buscou não realizar um evento na cidade que agradasse ao povo e que de uma forma gerasse renda em todos os ramos comerciais e de prestação de serviços. Os objetivos foram alcançados com sucesso, um grande salto foi dado. Foi comprovada a capacidade de Piatã em promover eventos desse porte.
A segurança, que preocupa muitas pessoas que saem de suas casas e inclusive de outros municípios e estados, foi um ícone apontador de resultados, o índice de ocorrências foi resumidamente a 0.
Literalmente os festejos juninos no município de Piatã, Santo Antônio e São João ficaram gravados nas narrativas de milhares de pessoas como os jamais vistos na historia. Tudo foi sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário