Jornal ACOMARCA

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Obras feitas durante o primeiro ano do atual Governo de Piatã deram nova cara ao Distrito de Inúbia


Depois de oito anos de depreciação, o distrito de Inúbia passou por um processo de reforma e revitalização neste último ano de 2013, durante o primeiro ano do novo Governo Municipal, que alem de investir em boas estradas, implantação de parque infantil, implantação do Centro Digital de Cidadania, implantação do CRAS- Centro de Referencia a Assistência Social, construção de jardins e água em abundancia para todos, deixou a Escola Rural de Inúbia pronta para receber seus alunos na última quarta-feira, 12 de fevereiro, no início do ano letivo de 2014.

O Legislador local representante da atual administração, recorda, que quando assumiram a gestão municipal, há um ano, se deparou com um cenário preocupante. “ Não havia água nas casas dos menos favorecidos, a água era somente para os mandões e alguns de seus admiradores que foram autorizados a fazerem ligações clandestinas, comprometendo todo o resta da população. Numa atuação corajosa o atual Governo ordenou a regularização da água, “igual para todos”, como é o slogan da nova administração “Piatã mais humana e mais igual”, para isso, a decisão do representante do distrito foi necessário para o corte destas águas, “mais de 50 águas clandestinas foram cortadas e muito mais ainda serão cortadas”, o distrito esta se adaptando a construções de novas redes.
 Na sede distrital de Inubia, a captação de recursos hídricos da nova administração vem alcançando sucesso absoluto! Alem do armazenamento destas águas, um novo poço artesiano foi perfurado, instalado, abastecendo toda a população com água de sobra.  Outro problema  que foi resolvido foi a humilhação que o pobre passava quando precisava de um socorro, hoje o povo esta liberto, todos tem direito ao que pertence o próprio povo.Os moradores contam que a situação só estava piorando, pois, “nos oito anos passados, não foi feito nada para mudar o quadro fundado em 2005, tendo o distrito de Inúbia chegado ao limite Maximo da situação ruim em 2012, quando chegou o final de uma administração desastrosa.”, contam.

Como a escola rural de Inúbia, não possuía espaço físico para acomodar os alunos, uma parte deles estudavam em salas do centro administrativo sem a mínima condição para a permanência dos mesmos, pois nem banheiro existia no local. Diante desse cenário, o atual Governo Municipal, o Legislador local que representa o executivo e o Secretária Municipal de Educação, assumiram o compromisso de reformar e revitalizar o espaço. “Uma das prioridades de nossa administração é o setor da educação”, disseram, quando lado a lado, visitaram várias escolas do distrito, no início de 2013 para saber da real situação.

O Diretor da Escola Rural de Inúbia, Professor Fábio,  explica que, à época, a nova administração pediu para que cada centro elencasse suas prioridades. “Sentimos a Escola Rural de inúbia teve toda atenção da administração Municipal”, conta, informando que as obras e melhorias começaram no primeiro semestre do ano passado.
Segundo Ele a Escola Rural passou por uma série de reformas. Uma delas foi a troca do “Curral Municipal”, que antes era numa área da Escola onde hoje esta sendo construído uma nova Escola, que vai agregar crianças da primeira faze de aprendizado. Outra delas  foi a construção de novas salas no próprio centro educacional da escola. Com isso, atende uma antiga reivindicação dos pais de alunos daquela escola e dos vizinhos que conviviam com o constrangimento do Curral.
Inclusive, parte de uma sala foi substituída a correção da Rua Lormindo Mesquita localizada no antigo curral, onde agora esta sendo construída a nova escola.
Alem das novas salas já construídas e da nova escola em construção, pintura e caixa d’água contemplaram melhorias na escola. Os pais estão satisfeitos com os investimentos resultando principalmente em melhorias para as crianças”, afirma a Assistente Social Rita de Cassia, mãe de Kalinny, aluna da referida escola.
Por fim, para contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade de vida da população, em breve estará sendo viabilizado mais um médico para atendimento em Inúbia, que também já esta realizando sessões de fisioterapia e exames de eletrocardiograma. Trata-se da preocupação de atender aqueles que tem maiores dificuldades de locomoção.
No conjunto, o Legislador e o executivo, avaliam que o inicio do processo de revitalização do distrito de Inúbia, vem  resultando em um ambiente adequado para crianças, adultos e idosos. “Mais conforto e melhores condições para a população distrital”, destacando que todos  aprovaram as mudanças.
Fazendo um balanço do primeiro ano da pasta,  o Governo Municipal de Piatã, apontou  o Distrito de inúbia como uma realização importante. “são obras e ações  necessária e fundamental para melhorar a qualidade de vida de todos”, observa.
Com uma matéria tendo como referencia o Distrito de Inúbia, não deixa parecer que os investimentos estão sendo feitos apenas naquela localidade, pois os morados do Distrito de Cabrália e da sede municipal sabem perfeitamente que igualmente esta sendo reformado e revitalizado suas localidades.
A Prefeitura Municipal  projeta um ano de 2014 repleto de energia e grandes expectativas. “O chefe do executivo olha com atenção o setor da educação, saúde, turismo e cultura, bem como as demais,”, destaca. “Os Secretários e toda a equipe tem feito um trabalho muito próxima do executivo. Nossos representantes  acompanham de perto as reformas empreendidas em todo o município”.
Com o compromisso de continuar o processo de investimentos nas escolas e na saúde, que se sabe, no ano passado enfrentou problemas de distribuição de medicamentos, o Prefeito confia num ano de paz, saúde e sucesso, que serão frutos da fundamental união e trabalho em equipe de todos os funcionários da Prefeitura.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário