Jornal ACOMARCA

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Prefeito de Piatã Inaugura CAPS, melhora a saúde e outras areas


O prefeito  Edwilaon Oliveira Marques, “Ed”, como é carinhosamente tratado por todos, entregou na quarta-feira o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Piatã, na chapada Diamantina-Ba. A solenidade foi marcada pela presença além do prefeito, de Secretários, vereadores e diversos profissionais da área da saúde. A inauguração do CAPS possibilitará o processo de desinternação dos pacientes moradores de hospitais psiquiátricos e atenderá pessoas do município de Piatã, que precisam viajar longas distâncias para terapias com psicólogos e psquiatras em outras cidades.

O CAPS terá capacidade de realizar as consultas individuais encaminhadas pelo Hospital Público e pelas Unidades Básica de Saúde do município com atendimentos terapêuticos todos os meses, dando suporte não só aos pacientes como também a seus familiares. A unidade disponibilizará um serviço integral de orientação e aconselhamento por psicólogo, psquiatra e Assistente Social. A oferta do serviço evita internações recorrentes, deixando os leitos hospitalares psiquiátricos para os casos de urgência que extrapolem a complexidade do CAPS.
O CAPS está localizado na Rua Marechal Deodoro,Centro,Piatã, onde abriga toda estrutura necessária para um bom atendimento a população no que tange a saúde mental.
A Primeira dama Kátia , representou a fala do prefeito, iniciou seu pronunciamento agradecendo a visita das autoridades e fez agradecimento especial a população que confiou em Ed e a equipe que trabalhou para mais esse beneficio. Lembrou, que somente com muito planejamento é que se consegue chegar a uma meta e, hoje a administração de Piatã tem planejamento e administra corretamente seus recursos. O vereador Beto Bahia disse que continua vasculhando as contas da Prefeitura e observou que Piatã vem desenvolvendo com responsabilidade e economia, relatou que no transporte escolar o atual prefeito gastou trezentos e vinte e três mil reais menos que o ex prefeito, que nos alugueis a economia foi de quarenta e cinco mil, nas diárias dez mil e assim sucessivamente, somente na saúde não teve economia, o gasto foi maior, pois a contratação de profissionais duplicou, no distrito de Inubia por exemplo, um clinico geral, um pediatra e um fisioterapeuta, atendem toda semana, o clinico de 2ª a 4ª-feira, o pediatra as sextas feiras e o fisioterapeutas as 3ªs e 5ªs-feiras. Outros oradoress também fizeram uso da palavra, o vereador Cleber Benevolo indicou o nome da professora Di, para a unidade do CAPS
Foram dois benefícios em um só, o CAPS esta funcionando no prédio histórico, onde foi a sede da primeira prefeitura, onde um dia já foi o colégio municipal, e que foi esquecido e abandonado nos últimos anos, agora foi totalmente reformado com recursos próprios do municipio, e o que é melhor, sem perder seu charme e beleza, preservando a sua fachada e arquitetura histórica.
E o trabalho continua... a pavimentaçao da Rua José Quirino está em fase final. Sendo esta mais uma obra com recursos próprios do município, que através da pessoa do Prefeito Ed, vem melhorando cada vez a vida do povo piataense
E não para por ai... As primeiras cisternas chegam em Piatã. Estas caixas serão entregues para famílias rurais, para captação e armazenamento de água da chuva que representa uma solução para amenizar as dificuldades encontradas com o efeito das secas prolongadas.
Uma das marcas da administração de Ed é investir no esporte, por isso foi totalmente reformado o campo do Povoado das Porteiras e agora é a vez do Povoado da Bocania. Sem falar na Iluminação do estádio municipal.
E o trabalho pra transformar Piatã em uma cidade mais humana e mais igual continua, por isso a Prefeitura já prepara o terreno para a construção de uma creche modelo. Em convênio com o Governo Federal as crianças piataenses terão um belíssimo lugar pra passar os dias brincando e aprendendo. Parabéns a todos por mais essa conquista! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário