Jornal ACOMARCA

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

CÂMARA DE VEREADORES DE BONINAL APROVA NOVA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E REGIMENTO INTERNO


No último dia 9 de novembro a Câmara Municipal de Boninal, aprovou a Lei de maior importância para o Município, a saber, a nova Lei Orgânica do Município de Boninal – Bahia.
A Lei Orgânica é considerada a Constituição do Município, e responsável por reger todas as diretrizes, direitos e deveres do munícipes. É da Lei Orgânica que se extrai toda e qualquer lei futura, haja vista que as novas leis municipais não podem contrariá-la.
Segundo a Presidente da Câmara, Vereadora Erineide Santos Teixeira foi concretizado um dos seus maiores objetivos à frente do Poder Legislativo Municipal, pois a aprovação de um novo Regimento Interno e nova Lei Orgânica é o maior legado que os Vereadores deixarão para a sociedade boninalense, sabendo que o município está com sua principal legislação atualizada, em conformidade com a Constituição do Estado da Bahia e a Constituição da República Federativa do Brasil.
A Presidente ainda destacou, que o novo Regimento Interno além de trazer institutos novos para o cotidiano dos trabalhos legislativos, aperfeiçoou e deu mais dinâmica aos existentes, sendo que tem sido um verdadeiro aprendizado para os Edis, e, a Lei Orgânica trouxe diversas inovações nas seguintes áreas: Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Da Administração Pública do Município de Boninal; Dos Tributos Municipais; Da Receita e da Despesa; Dos Orçamentos; Da organização espacial; Do Desenvolvimento Econômico; Do Fomento ao Turismo; Da Agricultura e da Criação de Animal; Da Saúde; Assistência Social; Da Educação, Cultura, Desporto e Lazer; Da Família, dos Deficientes, da Criança, do Adolescente e do Idoso; Da Participação Popular na Administração Municipal; Das Associações; Das Cooperativas; Do Saneamento Básico; e, Do Meio Ambiente, entre tantos outras.
O Advogado, Dr. Matheus Souza, especialista na área e responsável pela assessoria técnica jurídica na elaboração desses importantes instrumentos normativos em Boninal, ressaltou que nos últimos anos ocorreram inúmeras  legislativas em âmbito nacional e estadual, que refletem diretamente nos municípios, além de decisões judiciais com efeito vinculante do STF e decisões dos Tribunais de Contas que impactam nos municípios, pelo que os Entes Municipais necessitam acompanhar as mudanças que ocorrem no cenário estadual e nacional, visando resguardas os interesses dos cidadãos.
Por fim, o Dr. Matheus Souza salientou que a Lei Orgânica e o Regimento Interno de Boninal tinha institutos que havia sido editados há quase 30 anos, pelo que é louvável a iniciativa da Presidente e o engajamento de todos os Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário