Jornal ACOMARCA

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PRATIQUE O CONSUMO CONSCIENTE


Letícia Gil
leticiagil_ba@yahoo.com.br
Praticamos o consumo responsável quando optamos por produtos e serviços feitos de forma socialmente justa, ambientalmente sustentável, e que sejam biologicamente saudáveis, buscando melhorar a qualidade de vida de cada um, da sociedade e de todo ambiente. Esta é uma atitude que qualquer cidadão ou cidadã pode tomar em seu dia a dia valorizando sua vida, a vida dos outros, a saúde, a economia e a natureza.
Há muitas dicas em revistas, mídia, internet para por em pratica o consumo responsável. Segue algumas, mesmo conhecidas reveja se já pratica e o quê falta em você para por em pratica o que já sabe?
PENSE SOBRE O QUE CONSUMIR - atualmente o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo! Por isso é fundamental questionar-se:
- como estão seus hábitos de consumo? O que você alimenta no mundo quando se alimenta? Quais critérios utiliza para decidir o que vai comprar? Quem produziu e como foi produzido aquilo que você consume?
REFLITA SOBRE O POR QUE CONSUMIR – as vezes o filosofo grego Sócrates respondia aos vendedores das feiras: “estou apenas observando quanta coisa eu não preciso para ser feliz”. No mundo, 2º a ONU, há três vezes mais alimentos do que o necessário para todos se alimentarem. Se tivermos o padrão de consumo dos EUA precisaríamos de recursos equivalentes a cinco planetas! As decisões são feitas agora. Você está decidindo por si ou deixando que outros por você?
DECIDA DE QUEM COMPRAR – o nosso ato de consumo pode ajudar a mudar a realidade do Brasil em ser o 3º pais mais desigual do mundo. Prefira sempre comprar produtos da agricultura familiar, da economia solidaria e da agroecologia, é melhor para sua saúde e você contribuiu para a construção de um mundo mais justo. Saiba onde encontrar estes produtos acessando www.cirandas.net/rcc - quem mora na chapada diamantina, por exemplo, nas feiras de sua cidade muitas vezes conhece os produtores do produto. Aproveite para visitar as agriculturas que estão perto de você e ver como funciona, por exemplo, a plantação de café, morango, frutas, etc.
EVITE EMBALAGENS DESNECESSÁRIAS- cerca de 70% do lixo encontrado é composto por objetos plásticos. Priorize embalagens retornáveis ou reutilizáveis, evitando aquelas que contenham plástico.
Produzimos tanto lixo num ano que nem conseguimos pensar sobre isso. Porem uma família inglesa, a família Strauss, composta pelo casal e a filha de 10 anos, pensou e percebeu que poderiam reduzir drasticamente a quantidade de resíduos que colocavam na lixeira. Em 2009 eles encheram apenas 1 latão grande com os detritos. Decidiram ir além para zerar a produção de lixo. Parece impossível? Mas não foi e há até um site contando como fizeram, com dicas e debates sobre o tema: www.myzerowaste.com (é em inglês mas pode tentar a tradução do Google). Eles terminaram o ano de 2010 com uma mera sacola de lixo. A mensagem deles de que é possível reduzir a quantidade de lixo e ganhou o mundo graças ao site My Zero Waste (lixo zero).
Até travesseiro ecológico já tem no mercado. Feito de algodão com recheio de fibras de garrafas PET. Não usam elementos químicos artificiais no alvejamento. E ganhou o Prêmio Planeta Casa, na categoria Produtos de Decoração, em 2010. A marca também tem a Malha Eco, uma coleção de lençóis, edredons e colchas feitos de 50% de fio de algodão e 50% de fios de garrafas PET recicladas.
Também maquiagem orgânica que vem de uma empresa alemã Alva que são certificados pelo Ecocert. A linha de maquiagens é vegana, ou seja, não é testada em animais e é feita, de preferência com produtos naturais.
E também é importante lembrar que o consumo consciente deve ser ensinado desde a infância. Educar filhos não é fácil e quando a questão é dinheiro, fica mais difícil. Mas é preciso incluir no planejamento da criação dos pais, se eles estão criando crianças conscientes de seu consumo. Pois toda pessoa (criança ou jovem, adulto ou idoso) que compra algo ou contrata certo serviço é um consumidor. E consumidor consciente é aquele que conhece e exerce seus direitos de cidadão. Existe 10 mandamentos do consumidor infantil consciente elaborados por Modernell. Pais e professores verifiquem se está transmitindo esses valores para seus filhos: 1. Valorize e aproveite bem a mesada; 2. Aprenda a escolher, já que não se pode ter tudo o que se quer; 3.Use e cuide de tudo o que ganhou ou comprou; 4. Doe a quem não tem aquilo que não serve ou que não quer mais; 5.Pense duas vezes antes de comprar ou gastar; 6. Não gaste tudo o que tem; 7.Não desperdice, principalmente recursos naturais; 8.Guarde sempre um pouco para o futuro; 9.Não julgue as pessoas pelo que vestem ou possuem; 10. Conheça seus direitos, que estão no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), no CDC e na DUC (Declaração Universal dos Direitos da Criança).
E porque tudo isso? “Em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas, é muito importante pensar na forma em que as coisas estão sendo produzidas, como ela será utilizada e o que acontecerá com ela quando sua vida útil terminar. Ao se produzir alguma coisa é preciso pensar também no planeta, ou seja, diminuir a extração da matéria-prima e o uso da energia necessária para sua fabricação.” - Sugestão de um programa vencedor do 1º piching* da TV Brasil com temas de sustentabilidade e recebe sugestões-iniciativas ou ações de todo Brasil para contribuir com mundo mais sustentável: http://sustentaculos.com.br/
*Pitching pode ser definido como: um jeito efetivo e rápido de convencer as pessoas de que sua ideia é sensacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário