Jornal ACOMARCA

domingo, 31 de julho de 2011

INÚBIA SUJEITO A UMA EPIDEMIA


Numa área localizada ao lado da escola infantil PDRI, vizinho ao PSF-Posto de Saúde da Família, no distrito de Inúbia, município de Piatã, principal via de acesso a escola, área que deveria ser preservada, surgiu um lixão e um esgoto a céu aberto, motivo de revolta por parte dos pais que tem filhos naquela escola, dos populares que precisam passar por ali para ir ao PSF e até dos profissionais que trabalham por lá.

Após receber denuncia nossa reportagem esteve no local e constatou que a área deveria ser preservada limpa, sem entulho e sem esgoto, no entanto, está servindo de descarte de entulho, lixo, resto de matérias de construção, materiais que não possuem mais utilidade, plástico, papelões, sacolas plasticas, pedaços de madeira, esgoto e odor característico que denuncia a presença de lixo orgânico. Comprovadamente, grande parte dos materiais despejados naquele terreno é nociva ao meio ambiente.

No local, os sintomas da degradação podem ser vistos de vários ângulos. Um pai de aluno e vereador da localidade,”Beto Bahia”, disse que a situação é incômoda e preocupante “Essa escola acabou de passar por uma reforma, pleiteada pelos pais,e indicada por mim, no plenário da Câmara Municipal, os alunos ficaram quase dois meses sem aula, ela apresentava problemas sanitários, que não foram totalmete resolvidos, e agora ainda essa, dói na gente saber que de vez em quando se vê caçambas e até mesmo carroças despejando lixo ali e agora inda um esgoto recém instalado.É preciso, ter regras e exigências maiores, em particular na sua fiscalização pelo poder público.Conservar a natureza no meio urbano é tarefa essencial para a garantia do convívio saudável dos habitantes com a sua cidade. Mas, o pior de tudo é por mais que chamamos a atenção, o poder publico parece fingir não ver os problemas, talvez por que seus maiores causadores, são de sua corrente aliada, mas ainda assim vamos comprar essa briga, nem que tivermos que ir pra justiça”, desabafou o parlamentar.

Embora exista coleta de lixo na cidade,mesmo deficitária, muitas pessoas preferem descartar o lixo em locais impróprios, contribuindo para a degradação ambiental. Emfim, a Natureza pede ajuda, devido à falta de sensibilidade do homem. Se quisermos preservar o nosso meio saudável, cabe a cada um de nós, fazer a sua parte no dia-a-dia, agindo e informando sobre a importância de evitar o desperdício de água, energia, combustível, papel, alimentos e outros recursos, além de incentivar a redução do lixo.

Como disse “Beto Bahia”, é preciso ter regras mais complexas e exigências maiores, em particular na sua fiscalização pelo poder público.Conservar a natureza no meio urbano é tarefa essencial para a garantia do convívio saudável dos habitantes com a sua cidade e uma obrigação do poder publico.

A preocupação com a qualidade ambiente reflete-se na adoção de uma política de áreas verdes, que busca a preservação máxima do meio ambiente e até mesmo a utilização dos benefícios ecológicos, econômicos e sociais que a vegetação incorporada no meio urbano pode proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário